Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Prêmio IFPB de Artes Visuais entra na fase de votação popular

Prêmio IFPB de Artes Visuais entra na fase de votação popular

Obras estão expostas para voto no Instagram, até 22 de setembro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 12/09/2022 15h04 última modificação: 12/09/2022 15h53

O Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 entrou na fase de votação popular. As cinco melhores obras de cada expressão artística, segundo a análise da comissão avaliadora, estão expostas no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Até o dia 22 de setembro, o público poderá curtir as obras que mais admirou e participar desta fase da premiação.

As obras estão divididas conforme a expressão artística e o segmento dos participantes (estudantes do IFPB, servidores do IFPB e comunidade externa). Apenas os estudantes e comunidade externa terão direito à premiação em dinheiro. Os servidores do IFPB ficam somente com o certificado de premiação.

São sete as expressões artísticas do Prêmio: fotografia; desenho e/ou pintura; desenho e/ou pintura digital; arte urbana; instalação artística; escultura e objeto e, por fim, audiovisual. O Prêmio do IFPB está em sua segunda edição. Conforme a avaliação da Comissão, a melhor obra de cada expressão artística, conforme o segmento de participação, receberá R$ 1 mil. Novamente, o prêmio é direcionado apenas a estudantes e comunidade externa. O investimento total da Proexc/IFPB é de R$ 16 mil.

A Proexc do Instituto Federal da Paraíba recebeu 149 inscrições para o prêmio, vindo de quatro regiões do país, somando 30 cidades que enviaram propostas para o edital. O maior número de inscrições veio da comunidade externa ao IFPB, sendo a maioria de jovens até 29 anos. Desenho e pintura foram as expressões artísticas que mais tiveram inscrições. E as mulheres também marcaram maior participação.

Segundo o diretor de Cultura da Proexc, George Glauber Felix Severo, as obras premiadas devem ser expostas no Campus João Pessoa do IFPB, durante o período do 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB, marcado para os dias 09 e 10 de novembro. Acesse aqui o edital retificado, com alterações na data de resultado preliminar e depósito das obras, entre outras.

O Prêmio se inscreve nas homenagens aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O IFPB homenageia, através do Prêmio, dois artistas plásticos paraibanos: Wilson Figueiredo (ainda na ativa) e Hermano José (in memorian). Ambos tiveram atuação brilhante em diversas expressões artísticas, sendo Wilson mais especializado em escultura e Hermano na pintura.

Além da Diretoria de Cultura da Proexc, o prêmio IFPB de Artes Visuais conta com parceria das coordenações de área de Artes, Cultura e Eventos (CAACE) e Audiovisual e Multimeios (CAUDIOM) do campus João Pessoa, da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) da reitoria e de docentes de Arte dos campi de Santa Rita, Sousa e Picuí.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Thaise Lima – estagiária da Proexc