Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Prêmio IFPB de Artes Visuais recebe 149 inscrições

Prêmio IFPB de Artes Visuais recebe 149 inscrições

Um dos homenageados terá seu museu inaugurado nesta sexta-feira
por Ana Carolina Abiahy publicado: 30/06/2022 16h06 última modificação: 30/06/2022 17h59

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do Instituto Federal da Paraíba está comemorando o sucesso das inscrições para o Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022. O diretor de Cultura George Glauber Severo destaca que foram 149 inscrições, de quatro regiões do país, somando 30 cidades que enviaram propostas para o edital.

O Prêmio IFPB de Artes Visuais está em sua segunda edição e envolve sete expressões artísticas: fotografia; desenho e/ou pintura; desenho e/ou pintura digital; arte urbana; instalação artística; escultura e objeto e, por fim, audiovisual. São três segmentos de participação: estudantes do IFPB, servidores da instituição e comunidade externa.

O maior número de inscrições veio da comunidade externa ao IFPB, sendo a maioria de jovens até 29 anos. As mulheres também formam a maioria das inscrições, conforme o panorama realizado pela comissão organizadora que tem à frente a professora Idália Lins. Desenho e pintura foram as expressões artísticas que mais tiveram inscrições. "Não esperávamos tantas incrições, mas creio que a diversidade de expressões artísticas contempladas, ampliou o acesso a participação no Prêmio, não privilegiando apenas uma, como ocorreu na primeira versão do prêmio, que foi apenas fotografia", comentou a professora Idália, do campus João Pessoa.

A comissão agora vai analisar o aspecto documental das inscrições e deve fazer a divulgação do resultdo preliminar nesta etapa no dia 06 de julho. Para acessar o resultado preliminar dos selecionados na etapa documental é preciso acessar esta área da seleção, bem como todas as demais etapas.

Museu Casa de Cultura Hermano Jose.jpeg A temática dos trabalhos é livre, mas o Prêmio se inscreve nas homenagens aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O IFPB homenageia, através do Prêmio, dois artistas plásticos paraibanos: Wilson Figueiredo (ainda na ativa) e Hermano José (in memorian). Ambos tiveram atuação brilhante em diversas expressões artísticas, sendo Wilson mais especializado em escultura e Hermano na pintura.

Também nesta sexta-feira, 1º de julho, a Museu Casa de Cultura Hermano José, administrada pela Universidade Federal da Paraíba, será inaugurado, a partir das 16h. Para saber mais sobre a casa que tem o acervo do artista, acesse este link. https://www.ufpb.br/mcchj

Depois da avaliação documental, o comitê julgador com profissionais de conhecimento em cada técnica artística fará as análises. As cinco obras mais bem avaliadas de cada categoria artística estarão disponíveis para apreciação popular no perfil @proexcifpb no Instagram. As mais curtidas de cada segmento participante ainda receberão outra premiação.

Cada uma das expressões artísticas mais bem avaliadas pela comissão julgadora terá premiação de R$ 1 mil. A obra mais curtida de cada segmento participante, dentre as cinco mais bem avaliadas, receberá premiação no valor de R$ 1 mil. O investimento total da Proexc/IFPB é de R$ 16 mil.

Além da Diretoria de Cultura da Proexc, o prêmio IFPB de Artes Visuais conta com parceria das coordenações de área de Artes, Cultura e Eventos (CAACE) e Audiovisual e Multimeios (CAUDIOM) do campus João Pessoa, da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) da reitoria e de docentes de Arte dos campi de Santa Rita, Sousa e Picuí.