Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > IFPB planeja parceria com instituições Congolesas

IFPB planeja parceria com instituições Congolesas

Reunião foi realizada entre Arinter, Embaixada do Brasil no Congo e representantes estrangeiros
por Heranir Oliveira publicado: 02/05/2022 11h25 última modificação: 02/05/2022 11h39

A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, professora Mônica Maria Montenegro se reuniu no último sábado (30) com os Presidentes/Representantes da/s: Universidade Denis Sassou Nguesso (Ange Abena), Universidade Marien Ngouabi (Gontran ONDZOTTO, representado por Yvon Pierre Ndongo Ibara) e Haute Ecole Leonard de Vinci (Ferreol Takopani), além da Embaixada do Brasil no Congo, representada pelo Embaixador Renato Menezes e Júlia Mamonas (Secretária da Embaixada e Operadora do PEC-G). O objetivo da reunião foi fortalecer os laços e viabilizar um Protocolo de Intenções visando a cooperação recíproca em atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A reunião pela plataforma Google Meet iniciou com uma apresentação da Assessora de Relações Internacionais, dos gestores Congoleses e da Embaixada do Brasil no Congo que expuseram as suas demandas e expectativas. Conforme explicou a assessora da Arinter, após a reunião, cada instituição ficou responsável pelo preenchimento do Protocolo de Intenções com os respectivos dados das universidades e a tradução do documento do português para o francês.

“A intenção do IFPB é fomentar a área educacional e cultural do Congo por meio do Ensino do Português como Língua Adicional (PLA) em diversas categorias: Formação Inicial e Continuada (FIC), português nas Férias (cursos de verão e inverno), e Mobilidade Virtual e/ou Presencial de Estudantes, Docentes, Técnicos Administrativos e Gestores. O nosso principal foco é ensinar o português para os estudantes Congoleses, tendo em vista a significativa procura pelo curso”, comentou professora Mônica.

foto+++++.jpegEm 2020, o IFPB por meio do PEC-G recebeu 17 estudantes, destes 04 oriundos do Congo; e em 2022, recebeu 26 alunos, sendo 12 Congoleses para estudar a Língua Portuguesa, conforme o link: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/pec-g-files/lista-de-alunos-ple