Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > Sistema inovador na área de estruturas metálicas é patenteado

Sistema inovador na área de estruturas metálicas é patenteado

Esta é a segunda carta patente recebida pelo IFPB em menos de 5 anos
publicado: 29/04/2022 10h33 última modificação: 02/05/2022 11h02
Arte - Luzivan Silva

O Sistema de Extensão de Vigas para Montagem de Estruturas Metálicas, desenvolvido pelo professor Ulisses Targino Bezerra (Campus João Pessoa), recebeu a Carta Patente de Propriedade Intelectual, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Esta é a segunda conquista do IFPB em menos de 5 anos.

A invenção trata de um sistema de montagem de estruturas metálicas que reduz de forma significativa o seu tempo de execução com o objetivo de reduzir custos. Segundo o projeto do pesquisador Ulisses, executar, em tempos curtos, obras de qualquer porte é uma condição imprescindível para se garantir resultados melhores no mundo do trabalho, o que confirma a vantagem da utilização do invento no setor produtivo.

O IFPB possuiu hoje um portfólio com mais de 180 produtos registrados no INPI, protegidos na forma de patentes, marcas, desenhos industriais e programas de computador.

“O crescimento das proteções tem sido exponencial, partindo de apenas 13 proteções em 2016. Tal crescimento é fruto das parcerias com outras ICTs, além de ajustes nos trâmites internos, divulgação das ações da NEO-Agência da Inovação do IFPB, e da nova Política de Inovação”, disse o Coordenador de Propriedade Intelectual na DGIT/PRPIPG, Valdecir Teófilo Moreno.

O Coordenador aponta também que as invenções estão voltadas para a solução de problemas do cotidiano ou no aumento da produtividade da indústria ou do Ensino e ressalta que a maioria das propriedades intelectuais deriva de pesquisas com participação dos alunos, técnicos e docentes, nos diversos níveis de formação, que vão desde os cursos profissionalizantes até os mestrados.

*Arte: Luzivan Silva