Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > PRAF realiza Forum Presencial de Administração e Planejamento

PRAF realiza Forum Presencial de Administração e Planejamento

A discussão do orçamento 2022 foi o principal tema do evento aberto pelo reitor Nicácio Lopes, na Casa Rosada.
por publicado: 10/03/2022 23h00 última modificação: 11/03/2022 10h32

A PRAF - Pró-Reitoria de Administração e Finanças realizou, nos dias 09 e 10, encontro de gestores de administração e planejamento dos campi do IFPB. Este foi o primeiro encontro presencial organizado pela PRAF desde o início do período de pandemia. Até então, as reuniões estavam acontecendo de forma virtual.

Participaram do encontro, além do Pró-Reitor Pablo Andrey e do Reitor Nicácio Lopes, todos os diretores sistêmicos da PRAF, bem como todos os gestores de administração dos campi do IFPB. Também estiveram presentes na abertura o assessor especial da Reitoria Aguinaldo Tejo Filho e o Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Oliveira.

O principal tema abordado foi o orçamento 2022. Como acontece nos encontros promovidos pela Pró-Reitoria, todos os passos da construção do orçamento da instituição são apresentados de forma detalhada aos gestores. Além do orçamento 2022, também foram abordados outros temas relevantes, como as ações conjuntas com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que contou, também, com uma participação do Pró-Reitor da PRAE, Manoel Macedo, bem como com a nutricionista Silvia Bastos.

De acordo com o Diretor de Administração e Planejamento do campus Campina Grande, Jacinto Faustino, o encontro foi muito proveitoso: “a PRAF teve a oportunidade de apresentar a prestação de contas das ações realizadas no ano de 2021, ano que foram alcançadas muitas conquistas, principalmente com a realização de licitações de obras estruturantes”. Faustino também destacou a transparência com que a PRAF gere o orçamento da instituição: “o detalhamento do orçamento apresentado pela PRAF é muito transparente. Nós temos acesso a todas as fases e informações que compõem o orçamento da instituição, o que nos dá muita tranquilidade”.

Já para Raniery Queiroga, Diretor de Administração e Planejamento do campus Catolé do Rocha, "este primeiro encontro presencial foi muito produtivo. Pudemos realizar um evento seguindo os protocolos de segurança, com a participação de todos os colegas diretores. Parabenizamos a PRAF pelo evento que, como sempre, dialoga sobre temas relevantes para o nosso IFPB".

Todos os Diretores Sistêmicos da PRAF, Marcos Marques (patrimônio e almoxarifado), Thaciana Almeida (orçamento), Renata Patriota (finanças), João Miguel (logística) e Carlos Diego (compras e licitações) também tiveram participação, apresentado orientações e procedimentos a serem adotados pelos campi.

Para o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, o primeiro encontro presencial promovido pela Pró-Reitoria superou todas as expectativas: “Desde o ano de 2020 os encontros da PRAF aconteciam de forma remota. Temos gestores novos que ainda não se conheciam. Graças à vacinação e seguindo todos os protocolos, pudemos realizar este evento hoje, de forma presencial, com a participação de todos os campi.

Andrey também destacou a ampla discussão em torno do orçamento, complementando que o IFPB possui uma política democrática, onde cada campus recebe o seu orçamento e tem autonomia para fazer o seu planejamento e execução orçamentária, visando, exclusivamente, o interesse da instituição.

“Como de costume nos nossos encontros, mostramos todos os passos da construção do orçamento da instituição, desde a Matriz CONIF, passando pelo PLOA, até a sanção presidencial, quando se transforma da LOA. Orientamos que os gestores sempre compartilhem as informações com suas comunidades, fazendo com que todos, alunos e servidores, possam se apropriar das informações do orçamento público”.

O Reitor Nicácio Lopes, que participou do primeiro dia do encontro, fez um balanço bastante positivo: “tivemos a participação de gestores de todos os campi do IFPB. As discussões trazidas pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças são sempre muito pertinentes. Destaco a excelência do nível de execução orçamentária do IFPB no ano 2021”.

Ele acrescentou ainda que o instituto é uma referência em termos de execução orçamentária no âmbito da Rede Federal. Também destacou o laborioso trabalho da diretoria de compras, contratos e licitações. “O trabalho da equipe da PRAF possibilitou, ainda em 2021, que assinássemos muitas ordens de serviços de obras estruturantes em muitas unidades do IFPB”, concluiu o reitor Nicácio Lopes.