Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Eleições no IFPB: conheça melhor o sistema de votação Helios Voting

Destaque

Eleições no IFPB: conheça melhor o sistema de votação Helios Voting

Outras instituições federais já utilizaram para escolha de reitor e DGs. CEC analisa últimos ajustes. Segundo debate com reitoráveis é nesta terça, à partir das 14h, no canal da TV IFPB no YouTube
por Ana Carolina Abiahy publicado: 16/03/2022 14h01 última modificação: 23/03/2022 00h40

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do Instituto Federal da Paraíba recomendou adotar o sistema de votação online Helios Voting para a consulta acadêmica dos cargos de Reitor(a) e Direção Geral de 16 campi, cuja eleição está marcada para 06 de abril. Trata-se de um sistema de votação on-line com auditoria aberta, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT). A auditoria aberta significa que o sistema permite a validação e recontagem dos votos.

Várias instituições federais já utilizaram o mesmo sistema. Entre elas, estão: USP, UNICAMP, UNB, UFSC, UFMG, IFPA, IFRO, IFMG, IFSC, IFMT e IFMA. Outras organizações públicas como Defensoria Pública da União e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de sociedades científicas como Sociedade Brasileira de Computação utilizam o sistema também. Internacionalmente, podemos citar as Universidades de Harvard e Princeton, nos Estados Unidos.

No Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a consulta à comunidade para escolha na reitoria e direções gerais ocorreu em agosto de 2020. Segundo o IFNMG, a votação online contou com a participação expressiva de aproximadamente 97% dos servidores e 45% dos alunos. Em 2016, quando a eleição foi presencial, essas porcentagens foram, respectivamente, de 88% e 20%. Ou seja, houve um aumento da participação por meio do sistema online, demonstrando confiança no sistema.

A recomendação da CEC do IFPB para o novo sistema Helios Voting levou em conta o parecer da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) assim como foi em outros institutos federais. Quanto ao resultado das eleições, o sistema permite a apuração dos votos, de maneira automática, para todos os cargos.

A rapidez na apuração dos votos foi um dos pontos mais positivos apontados pela professora Helia Rodrigues, membro da comissão eleitoral do Instituto Federal de Roraima (IFRR) que também usou o sistema Helios Voting em sua última votação. Segundo ela, a facilidade de votar utilizando até mesmo o celular foi outro fator positivo. O IFRR já usava urnas eletrônicas, como o IFPB, mas a votação pelo Helios Voting foi considerada uma solução melhor não só para o período da pandemia, mas também para garantir maior confiabilidade, até mesmo em processos como auditorias posteriores.    HELIOS VOTING.png

No Instituto Federal do Ceará, em outubro de 2020, a eleição para reitoria e DGs utilizou o sistema Helios Voting, igualmente. De acordo com assessoria do IFCE, o sistema online continua a ser utilizado pela instituição para outras consultas, como a escolha dos membros do Conselho Superior, que está em andamento. A observação é que o sistema online colaborou para diminuir a abstenção eleitoral e por isto está sendo usado mesmo agora que o IFCE retornou às atividades presenciais. 

Entre os pontos positivos listados para o sistema Helios Voting estão: código aberto; utilização de técnicas elaboradas para a garantia do sigilo do voto; privacidade (somente o eleitor sabe a opção do seu voto); rastreabilidade (cada eleitor tem um número rastreável de seu voto); continuidade do projeto base, com evolução das funcionalidades do sistema; comprovação (avaliado por especialistas qualificados e utilizado por grandes organizações, inclusive de Universidades e Institutos Federais); possibilidade de restringir o grupo de eleitores por processo eleitoral. 

Comissão eleitoral já está analisando a versão a ser utilizada

A CEC do IFPB já está debruçada sobre diversos documentos a respeito do novo sistema de votação que será utilizado. O presidente da CEC, Fábio Albuquerque, informa que o IFPB deve utilizar a versão do IFMA que foi utilizada não só pelo Instituto do Maranhão, mas por outros da Rede Federal. É possível customizar a versão para atender as particularidades de cada eleição. ELEIÇOES 2022 IFPB.jpeg

Fábio adianta que todos os eleitores do IFPB terão que realizar cadastro na plataforma online do Helios Voting antes do dia da eleição. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, a intenção é que os eleitores possam utilizar outro e-mail diferente do institucional para realizar o cadastro que permite a votação e desvincular a ação do Suap. O presidente da CEC aponta que são robustas as documentações sobre a eficácia do sistema, com diversos pareceres e instruções das instituições que utilizam a ferramenta.

Todos os detalhes sobre o sistema online estão sendo discutidos entre os membros da CEC e uma live de esclarecimento deve ser realizada nas próximas semanas para dirimir as dúvidas do eleitorado do IFPB. A CEC deve elaborar um passo a passo para que o sistema seja bem assimilado pela comunidade acadêmica para realizar o voto seguro e confiável. Na próxima semana, a CEC já tem outro compromisso que é o segundo debate entre candidatos à Reitoria.

Os candidatos à Reitoria são os docentes Denis Barros Barbosa, Marcus Damião de Lacerda e Mary Roberta Marinho. Os três têm encontro marcado em novo debate eleitoral no dia 22 de março, a partir das 14h, ao vivo, pela TV IFPB, no YouTube. Os campi que terão eleição para diretores gerais são: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, João Pessoa, Itabaiana, Itaporanga, Guarabira, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Santa Luzia e Sousa.