Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 01 > DGTI traz dicas sobre gravação de reuniões virtuais

DGTI traz dicas sobre gravação de reuniões virtuais

Com o fim das gravações no Google Meet a orientação é fazer uso de alternativas gratuitas
publicado: 28/01/2022 00h00 última modificação: 28/01/2022 01h51

Desde o dia 27 de janeiro, servidores e alunos, que utilizam conta de email institucional ou acadêmico do IFPB, não têm mais acesso ao recurso de gravação do Google Meet. Todas as reuniões gravadas até então, vão ficar no Google Drive e o acesso a elas continuará disponível até que a gravação seja excluída pelo proprietário do arquivo.

Para ajudar a comunidade acadêmica nesse momento, que já vinha sendo anunciado pelo Google desde o ano passado, a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFPB preparou uma série de dicas sobre o uso de alternativas gratuitas para gravação de reuniões e/ou aulas virtuais.

A primeira delas é a utilização de um software gratuito, o OBS Studio, que após instalado, tem a capacidade de capturar a tela e o áudio do computador onde está sendo utilizado, permitindo uma posterior publicação da gravação através do YouTube.

Confira nesse link o tutorial de instalação e uso do OBS Studio.

Assim como o OBS Studio, que faz gravação de tela e áudio do computador, para quem possui instalado o Windows 10, há a opção de ativação do recurso nativo de gravação de tela e áudio do computador. Tudo o que você precisa fazer é pressionar a combinação de teclas “Windows + G”. Uma pequena barra surgirá na tela. Basta clicar na opção desejada ou utilizar algum dos atalhos do teclado (Windows + Alt + G para gravar 30 segundos ou Windows + Alt + R para gravação livre). A gravação é salva no disco local do computador e pode ser publicada na internet através de upload do arquivo para o YouTube.

Outra opção para realização de reuniões e/ou aulas virtuais, com possibilidade de gravação e disponibilização do arquivo no One Drive, é o Microsoft Teams. Como o IFPB possui parceria firmada para uso do Office 365, todos os alunos e servidores, que têm email institucional e/ou acadêmico do instituto, podem fazer o cadastro e aproveitar os recursos da ferramenta online, como reuniões ilimitadas e espaço de 1TB de armazenamento no One Drive associado.

Veja nesse link o tutorial para cadastro e uso do Microsoft Teams para Servidores.

Acesse nesse link o tutorial para cadastro e uso do Microsoft Teams para Alunos.

por DGTI

registrado em: ,