Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Estudante do IFPB conquista medalha de bronze no basquete em cadeiras de rodas

Estudante do IFPB conquista medalha de bronze no basquete em cadeiras de rodas

Jovanio Souza, do Campus Cabedelo, faz parte da equipe que competiu nas Paralimpíadas Escolares 2021
por Patrícia Nogueira publicado: 01/12/2021 09h59 última modificação: 01/12/2021 09h59

O estudante do IFPB Campus Cabedelo, Jovânio Souza, conquistou medalha de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2021 ocorrida nos dias 22 a 27 de novembro, em São Paulo, na modalidade basquete 3x3 em cadeiras de rodas.

Com 15 anos de idade, Jovanio é estudante do 1º ano do curso técnico em multimídia do Campus Cabedelo e participou pela segunda vez do torneio. Ele contou que treina basquete de forma mais intensa há mais ou menos dois anos. “No começo foi bem difícil pois eu tinha força, mas precisei desenvolver mais músculos. Quem me motivou foi minha treinadora Maria José e acabei me apaixonando pelo esporte”, disse o paratleta.

Jovânio contou que espera que essa seja a primeira de muitas medalhas e agradeceu ao apoio recebido do Campus Cabedelo que contribuiu com uma ajuda de custo para que ele pudesse participar do torneio em São Paulo. “Só tenho a agradecer ao IFPB pelo apoio que tem me dado não só no esporte como nos estudos”, comemorou.

“Todos ficamos muito felizes com a conquista de Jovânio, fruto de seu esforço e dedicação, junto com sua equipe. Este resultado reforça nossa determinação de continuar investindo no esporte e na inclusão como elementos fundamentais de uma educação de qualidade, cidadã e socialmente referenciada”, comentou o Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero Costa.

A treinadora Maria José de Melo Barbosa destacou o desempenho do aluno e ressaltou que a parceria com o IFPB contribuiu muito para a realização desta conquista. Ela relembrou a carreira de Jovânio no basquete adaptado. “Ele mostrou um desempenho brilhante. Era o único representante cabedelense. Conseguimos a sua classificação e em 2019 foi a sua primeira participação. Ele se destacou com sua desenvoltura”, afirmou a técnica. Ela destacou ainda a importância da inclusão social: “Nossa missão enquanto profissional de educação física adaptada é oportunizar, incentivar, garantir e implantar a conscientização para acessibilidade e proporcionar o desenvolvimento de um ser humano social e capaz dentro de sua especificidade”, concluiu