Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Gestores de Inovação do IFPB discutem políticas e fazem balanço de 2021 durante encontro

Noticia

Gestores de Inovação do IFPB discutem políticas e fazem balanço de 2021 durante encontro

Gestores de todos os campi estiveram reunidos nos dias 14 a 16
por Patrícia Nogueira publicado: 17/12/2021 13h00 última modificação: 17/12/2021 14h37

Durante os dias 14, 15 e 16 os gestores da área de inovação do IFPB estiveram reunidos em João Pessoa para apresentação de resultados e planejamento de ações para 2022.

O evento reuniu cerca de 40  participantes dentre agentes de inovação junto aos Campi, colaboradores do Programa de Apoio à Gestão da Inovação - PIAGI, pesquisadores credenciados junto ao Polo de Inovação do IFPB, e outros convidados. Durante os três dias de evento foram partilhadas experiências, relatório de gestão, planejamento para 2022, reunião com o comitê de inovação, mapeamento de necessidades e desafios, definição de ações prioritárias, dentre outras atividades.

As reuniões foram realizadas na nova sede do Centro de Inovação e o encerramento ocorreu no auditório da Reitoria na Casa Rosada.

O Diretor de Inovação Daniel Macedo enfatizou, na solenidade de encerramento, a construção de uma agenda da inovação, análisa e sobre as realizações de 2021 e o planejamento de ações para o próximo ano. Ele lembrou também das parcerias com empresas e os investimentos em inovação que propiciaram um grande avanço, resultando em mais envolvimento dos discentes, desenvolvimento de softskills e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. 

A trajetória e o avanço da inovação durante os últimos anos no IFPB foi o foco do discurso do Reitor Nicácio Lopes. “Tínhamos uma estrutura singela dentro da PRPIPG, não havia diretoria de inovação e o NIT estava em fase embrionária. Introduzimos a diretoria de inovação e a colocamos no mesmo patamar da pesquisa e da pós-graduação. Conquistamos um polo de inovação, mostrando que era possível esse sonho. Temos um espaço fecundo de talentos e criamos espaços institucionais para fazer aparecer esse conjunto”, destacou o reitor.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta lembrou que, com o crescimento da inovação na instituição, o IFPB ocupa lugar de destaque na geração de patentes. “Contamos com pessoas dedicadas e talentosas que dão destaque ao IFPB”, disse.

O Procurador Federal, Michel Laureano, falou da satisfação com o conjunto de resultados que o IFPB vem apresentando e destacou o trabalho junto aos gestores para dar mais celeridade e garantia jurídica aos processos de acordo de parceria público-privada.

Também esteve presente na solenidade de encerramento o vereador Thiago Lucena que se colocou à disposição, enquanto representante do povo, para parcerias e criação de políticas públicas que atuem com solução inovadoras de problemas para a sociedade.

Por fim a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, ressaltou o potencial dos campi e o papel da reitoria em promover espaços dialógicos para possibilitar avanços na inovação. “Precisamos de vocês para que o IFPB cresça cada vez mais e estamos aqui para incentivar esse diálogo e ouvir as necessidades e potencialidades de cada campus”, concluiu.