Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Termina a primeira edição dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal

Noticia

Termina a primeira edição dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal

IFPB conquista 1º lugar na modalidade xadrez arena feminino com Sara Soares
por Patrícia Nogueira publicado: 20/09/2021 12h33 última modificação: 20/09/2021 14h37

A inédita competição de jogos eletrônicos das Instituições da Rede Federal (e-JIF Games) terminou na última sexta-feira (17). O evento reuniu de forma virtual 684 estudantes cyberatletas campeões das etapas locais de 32 Institutos Federais e Colégio Pedro 2, durante as noites de 13 a 17 de setembro. O IFPB sagrou-se campeão na modalidade Xadrez Arena feminino com a competidora Sara Soares de Medeiros do Campus Patos. Com essa vitória, o IFPB conquistou o terceiro lugar geral na modalidade. 

As competições foram transmitidas ao vivo para as modalidades Free Fire (FF), League of Legends (LOL) e Xadrez Arena (XAD). Além da transmissão comentada das partidas de xadrez, foram entrevistadas duas celebridades do xadrez: o Grande Mestre José Cubas, campeão do Paraguai, e a Mestra Internacional Regina Ribeiro.

As transmissões ficaram gravadas e podem ser assistidas nos seguintes canais:

Free Fire:            

 

League of Legends:

               

Xadrez Arena

○        Etapa 1 (13/09): https://www.youtube.com/watch?v=m0afd0pkuMw

○        Etapa 2 (14/09): https://www.youtube.com/watch?v=z5s9SLEDnpw

○        Etapa 3 (15/09): https://www.youtube.com/watch?v=I3hQVOTugEU&t=2765s

               (entrevista com GM José Cubas)

○        Etapa 4 (16/09): https://www.youtube.com/watch?v=hsmv7rSHpCs

○        Etapa 5 (17/09): https://www.youtube.com/watch?v=UQXsoFseHI4 (entrevista com WMI Regina Ribeiro)

O evento objetivou promover a saúde mental dos estudantes dos IFs, através de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes permaneçam/estejam em locais diferentes; Também foi possível oportunizar a prática do Esporte Eletrônico (eSport) com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários e, por fim, promoveu a integração entre discentes, docentes, técnicos administrativos, IFs e sociedade em geral.

Para o Diretor de Educação Física e Esportes do IFPB, Silvio Romero, os Jogos Eletrônicos foi um grande desafio abraçado pela Comissão Nacional (COJIF) junto com o Conselho de Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) que resultou numa grande mobilização por parte de todas as Instituições.

“Acredito que a aceitação por parte de cada instituto foi positiva, foram 33 instituições participando, realizando etapas estaduais e a tendência é que esse evento passe a constar no calendário nacional da COJIF juntamente com o retorno dos eventos tradicionais de jogos da rede federal”, disse Silvio.

O Diretor destacou também a participação do IFPB na modalidade feminino de xadrez arena, obtendo o primeiro lugar, e também nas demais modalidades que não ganharam medalha, mas que contaram com uma importante contribuição dos cyberatletas. “Nossa participação foi muito positiva, nossa etapa estadual mobilizou mais de 350 alunos, envolvendo diversos campi. Nossa delegação nos representou  muito bem. A tendência é que nos próximos eventos possamos nos fortalecer mais”, afirmou Silvio ao parabenizar também a equipe da comissão local, como a professora Brígida, técnico Kelyson, professor Ruan e professor Davi.

registrado em: