Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Festival de Intérpretes e Canções prorroga inscrição até dia 14

Festival de Intérpretes e Canções prorroga inscrição até dia 14

Premiação de R$1500 para estudantes das escolas públicas paraibanas. Categorias para egressos e servidores
por Ana Carolina Abiahy publicado: 07/09/2021 07h01 última modificação: 08/09/2021 13h18

O Instituto Federal da Paraíba prorrogou as inscrições para o Festival de Intérpretes e Canções (Festin do IFPB), um dos eventos mais tradicionais da instituição. Agora os interessados têm até o dia 14 de setembro para enviar sua inscrição. O Festin está inserido na programação do 6º Encontro de Extensão e Cultura (Enex) do Instituto Federal da Paraíba que ocorre de forma virtual de 20 a 22 de setembro. A inscrição é gratuita e online.

O Festin 2021 traz novidades como a inclusão de novos participantes, além dos estudantes do IFPB. Discentes das escolas municipais e estaduais da Paraíba vão poder concorrer em uma das categorias, bem como servidores e egressos do IFPB. A premiação para os alunos é de R$1500, contemplando cada categoria e modalidade. Serão 12 prêmios neste valor. Para os ex-estudantes e servidores do IFPB, não há premiação em dinheiro, apenas Moção de Aplauso e reconhecimento pelo mérito artístico. De acordo com o diretor de Cultura, George Glauber, os terceirizados podem se inscrever na categoria de servidores, que está aberta para os aposentados também.

Outra novidade é que os concorrentes podem participar interpretando músicas instrumentais, além das modalidades de canção autoral e canção popular (já famosa e devidamente gravada). Todos precisam seguir o tema principal do concurso neste ano: “Collab (colaboração) musical em tempos de pandemia”.

Para isto, nenhuma interpretação musical participante do concurso poderá ser feita de modo solo. É preciso que sejam articuladas parcerias, mantendo o distanciamento social vigente na pandemia e utilizando as tecnologias remotas.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico do Google. Será feita uma análise documental e após o resultado os músicos iniciam a inserção dos vídeos com as canções no YouTube. Haverá duas formas de premiação, por mérito artístico, com a análise da comissão julgadora designada pela Proexc, e por voto popular, obtido com as curtidas no YouTube.

A apresentação dos selecionados será feita em 21 de setembro. O resultado dos vencedores deve ser divulgado em 30 de setembro. Acesse aqui o Edital do Festin e seus respectivos anexos.

A edição 2021 do Festin homenageia os Mestres e Mestras da Paraíba enaltecendo a Banda Cabaçal São Sebastião, Penha Cirandeira, As Ceguinhas de Campina Grande e Dejinha de Monteiro. O concurso é organizado por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB em articulação com os campi de João Pessoa e Monteiro.

Saiba mais sobre o Enex 2021 acessando o site.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Thaise Marques - estagiária