Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Festin 2021 teve participação de alunos de mais de 10 cidades

Festin 2021 teve participação de alunos de mais de 10 cidades

Versão virtual mostrou diversidade de estilos e talentos musicais. Confira os vencedores
por Ana Carolina Abiahy publicado: 23/09/2021 14h43 última modificação: 23/09/2021 15h21

O Festival de Intérpretes e Canções do IFPB, que começou a ser realizado na instituição desde 1987, passou por um desafio neste ano ao se reinventar na versão não-presencial. O Festin 2021 fez parte da programação do 6º Encontro de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba e contou com participação de mais de 20 estudantes de nove campi do IFPB e concorrentes da rede pública estadual/municipal. Os jovens artistas tiveram de gravar as canções em vídeos e disponibilizar no YouTube para passar pelo crivo da comissão técnica e a avaliação de um júri popular virtual.

Os vídeos mais bem votados foram apresentados na noite de 21 de setembro em uma cerimônia virtual transmitida pela TV IFPB com apresentação do professor e músico, Erivan Junior, diretor de Educação Profissional. A exibição dos vídeos foi intercalada com um bate-papo com o presidente da comissão organizadora do Festin, Italan Carneiro, do campus João Pessoa, e outros extensionistas do IFPB com atuação na área cultural.

Italan e Erivan festin ifpb.jpg Para o professor Italan, a versão virtual do Festival possibilitou que os estudantes explorassem mais o viés de musicistas porque nos eventos anteriores existia uma banda base composta por professores do IFPB e o Festin se limitava mais ao canto. Em 2021, surgiram novas modalidades: instrumental e canção autoral. O Festin teve participação dos campi Areia, Pedras de Fogo, Patos, Monteiro, Guarabira, João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Catolé do Rocha. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 1500 de premiação.

Na Categoria Instrumental, na modalidade discente do IFPB, até 17 anos, foi apresentada “Song from a Secret Garden”, de Rolf Løvland, interpretada por Helen Alves e Reynaldo Soares do Campus Monteiro. Entre os estudantes a partir de 18 anos, foi selecionada a versão de “Água de beber”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, interpretada por Ismael Lopes e Luan Araújo, do Campus João Pessoa, e “Regra Três”, de Toquinho e Vinícius, com Gusthavo Ribeiro e Jessyca Neves, do Campus Areia. Os musicistas mostraram muito talento. IFPB Areia Festin wave pato.jpg

Na categoria Canção Autoral para estudantes do IFPB até 17 anos, venceram Ismael Gomes e Raissa Lorena, ambos do Campus Catolé do Rocha, com a canção “Desejos a compartilhar”, e “Quarentena”, de Ana Carolina Sampaio, Clara Farias, Bianca Targino, todas do Campus João Pessoa.

Nos intérpretes de canção a partir de 18 anos, o terceiro lugar foi para Emilly e Estênio, do Campus Patos, interpretando “Alívio” de Jessé Aguiar. A dupla talentosa Luá de Souza, de Pedras de Fogo, e diFaria, de Campina, conquistou mais uma, com o segundo lugar, interpretando “Cê não tem dó de mim”, de Rosa Neon. O merecido primeiro lugar ficou com Jessica Neves e Gustavo Ribeiro, do Campus Areia, interpretando o medley de bossa nova “O Pato” (João Gilberto) e “Wave” (Tom Jobim). DiFaria Lua IFPB CG PF FESTIN.jpg

Entre estudantes do IFPB, com mais de 18 anos, os compositores vencedores foram Wamberson & Emerson, do Campus João Pessoa, com a canção “Minha Paraíba” e a dupla formada por Difaria, do Campus Campina Grande, e Luá de Souza, do campus Pedras de Fogo, com a canção “Camisa Velha”, muito original e bem humorada.

Entre as interpretações de alunos do IFPB até 17 anos, em terceiro lugar ficaram Everton e Matheus, do Campus Campina Grande, interpretando “Se for amor”, de João Gomes e Vitor Fernandes. Em segundo lugar, veio a dupla Daniel e Emily, do Campus Patos, interpretando “Girassol”, de Whindersson Nunes. O primeiro lugar foi conquistado por Ana Júlia e Maria Clara, do Campus João Pessoa interpretando “Traitor”, de Daniel Nigro e Olivia Rodrigo.

IFPB Festin coral Remigio.jpg Os vencedores na categoria externa do Festin foram os integrantes do Coral Companhia da Voz, da Escola Estanislau Eloy, da cidade de Remígio, que interpretaram a canção “Paraíba, Jóia Rara”, de Tom Oliveira. Eles também foram campeões nesta categoria no voto popular com 213 curtidas. Maria Rivânia Ramos, do município de Serra Branca que cantou “Shallow” de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt. As duas gravações arrancaram muitos elogios de quem estava assistindo à transmissão e dialogando no chat do YouTube.

A competição teve ainda vencedores na votação popular. Na categoria autoral, até 17 anos, “Desejos a compartilhar”, de Ismael Gomes, interpretada por ele e Larissa Tavares, do IFPB Catolé, foi a campeã com 994 votos. Já a partir de 18 anos, entre as canções populares, os vencedores, com 502 curtidas, foram Claudino e Ruth, estudantes estrangeiros do Campus João Pessoa, que venceram a barreira do idioma interpretando “Girassol”, canção que ainda foi escolhida por outros dois concorrentes. Ruth e Claudino IFPB Festin.28.jpg

Em 2021, o Festin homenageou os mestres e mestras da Paraíba, realizando Rodas de Conversa com As Ceguinhas de Campina Grande, evento coordenado pela professora Ladyjane Duarte; com a Banda Cabaçal São Sebastião, evento organizado pelo professor Daniel Andrade, do campus Cajazeiras; com Penha Cirandeira, em um bate-papo conduzido pela docente Zuila Couto; e com o filho de Dejinha de Monteiro (in memoriam) que conversou com a professora Silvia Claudia. Os quatro docentes contaram um pouco de como foram as Rodas de Conversa, durante a apresentação dos vencedores do Festin.

A cerimônia virtual do Festival pode ser vista neste link.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCom / Imagens: Ana Clara Pessoa – tutora do Enex