Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Última semana da Pesquisa de Egressos do IFPB

Última semana da Pesquisa de Egressos do IFPB

Podem participar ex-alunos que se formaram a partir de 2017. Coleta de informações vai até 01 de setembro
por Heranir Oliveira publicado: 25/08/2021 10h37 última modificação: 25/08/2021 12h09

Conhecer melhor a realidade dos alunos após o término dos estudos no Instituto Federal da Paraíba em relação à formação obtida e a situação profissional no mercado do trabalho. Este é um dos objetivos da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos que entra na última semana de coleta de informações. Podem participar os ex-alunos que concluíram o curso a partir do ano de 2017.

A pesquisa está disponível até o dia 01 de setembro neste link.

O trabalho é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) através da Diretoria de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis. A pesquisa está sendo aplicada através de um questionário eletrônico enviado para o e-mail dos ex-alunos. As informações coletadas serão sigilosas e usadas exclusivamente pelo IFPB.

Egresso “é o estudante que efetivamente concluiu os estudos regulares, estágio, e outras atividades previstas no plano de curso e está apto a receber ou já recebeu o diploma” (MEC, 2009).

O professor Luzidelson Ribeiro, do Campus Santa Rita, e membro da comissão do Programa de Acompanhamento ao Egresso, considera importante uma aproximação maior dos ex-alunos com o Instituto Federal. “Os egressos têm muito a nos falar nesta pesquisa, precisamos saber se continuam na mesma área, se estão trabalhando, se a formação técnica ajudou na formação profissional, entre outras questões”. Com estes dados o IFPB pretende revisar os projetos pedagógicos e se aproximar mais do mercado de trabalho.” Quando uma empresa nos solicita um técnico já formado e não em andamento, teremos condições de informar a partir do nosso banco de dados atualizado quem pode ser indicado a determinada vaga” revela Luzidelson.

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino, Mary Roberta, a Pesquisa de Egressos é de suma importância para a retroalimentação dos processos de ensino, preparação de formação de professores, planejamento de novos cursos e para os ajustes necessários à melhoria da qualidade dos cursos.” O maior número de ex-alunos que possa nos responder, manter essa relação com a instituição, nos traz as possibilidades de potencializar a qualidade dos cursos no âmbito do IFPB e promover o desenvolvimento econômico e social com melhores propriedades”.