Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > UAIG realiza auditoria de conformidade e desempenho para melhoria das ações

UAIG realiza auditoria de conformidade e desempenho para melhoria das ações

Trabalho foi realizado na PRPIPG pela Auditoria Interna do IFPB
por Heranir Oliveira publicado: 13/07/2021 09h47 última modificação: 13/07/2021 09h47

Órgão técnico de controle que funciona vinculado ao Conselho Superior, a Unidade de Auditoria Interna do Instituto Federal da Paraíba (UAIG) realizou uma avaliação dos processos de organização contidos no Planejamento Decenal (PLANEDE 2025) referente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB.

O planejamento para a execução da auditoria teve início em janeiro do ano passado e ao longo de 2021 foi realizado, observando a conformidade e o desempenho das metas e objetivos da Pesquisa e Inovação.

A auditoria interna governamental é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização, de acordo com o referencial técnico da atividade do Poder Executivo Federal.

Segundo a Pró-Reitora, Silvana Costa, a UAIG tem contribuído de forma relevante com a PRPIPG, através do acompanhamento das ações de governança e do auxílio na observação dos regulamentos internos e externos.” Isso nos motiva para o contínuo aperfeiçoamento de nossas ações, para melhoria dos nossos resultados e práticas de gestão mais eficientes”.

Os resultados podem ser observados através da nova Política de Inovação do IFPB que deve ser aprovada pelo Consuper ainda este ano, após submissão de consulta pública. O dispositivo legal vai permitir pôr em prática um programa de integridade na inovação e de gestão descentralizada, estabelecendo os parâmetros da propriedade intelectual dentro do Instituto, em cumprimento a uma determinação do Governo Federal (Lei 10.973/2004).

Outro passo importante foi a regulamentação da Câmara de Pesquisa, de Inovação e Pós-graduação, que tem por finalidade a análise, o estudo e a normatização de matérias que envolvam o planejamento e o acompanhamento das políticas de pesquisa, inovação tecnológica e pós-graduação do IFPB.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM  / Arte:  Luzivan Silva- Programador Visual do IFPB