Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > IFPB renova parceria com a Marinha para oferta de cursos do Ensino Profissional Marítimo

Com a acreditação, IFPB dará continuidade a formação de aquaviários
por Patrícia Nogueira publicado: 09/07/2021 13h04 última modificação: 20/07/2021 16h09

Foi realizada nesta sexta-feira (09) a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o IFPB, por meio do Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC), e a Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil. O acordo possibilitará que o IFPB dê continuidade a oferta de cursos do Ensino Profissional Marítimo para formação de aquaviários dos grupos Marítimos, Fluviários e Pescadores.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, acompanhado da Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta e da equipe técnica do Campus Cabedelo Centro, recebeu o Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, o Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Rodrigo Godoy e a oficial da divisão de ensino profissional marítimo, Tenente Herbanize na sala de reuniões do Campus João Pessoa onde foi procedida a assinatura da documentação.

Dentre as metas do Acordo de Cooperação Técnica está a capacitação de 450 aquaviários do grupo de pescadores, 600 aquaviários do grupo de marítimos e 660 aquaviários em cursos especiais. O período de vigência do acordo é de 05 anos.

Na ocasião o Reitor Nicácio Lopes destacou que a parceria celebrada com a Marinha do Brasil é muito especial pois possibilitará a continuidade de uma relevante ação de capacitação e absorção de trabalhadores por meio do ensino profissional marítimo. “Essa parceria propicia o resgate de trabalhadores que atuam na clandestinidade e informalidade. Eles recebem uma certificação e a sua atividade econômica passa a ser oficialmente reconhecida pelo poder público. Isso traz dignidade a esses trabalhadores humildes que precisam ser respeitados enquanto brasileiros”, destacou o reitor.

Para a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta a parceria trará o fortalecimento da educação do IFPB: “Essa renovação da parceria representa a consolidação de uma trajetória que já vem sendo desempenhada e agora será ampliada com esse novo plano trabalho. Vislumbramos num futuro próximo novas ações com atuação na educação de jovens e adultos e especializações técnicas”.

O Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almirante Cursino elogiou os serviços prestados pelo IFPB e acrescentou que a parceria tem sido muito promissora para explorar o potencial da costa brasileira:  “Temos uma situação ímpar de possibilitar, junto com o IFPB, que pescadores e jovens possam se formar ampliando suas oportunidades de atuação. Com profissionais mais qualificados, a marinha estará contribuindo para atingir o propósito de dar uma formação melhor e fazer com que se usufrua dos potenciais do nosso país em seu litoral.

O Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Rodrigo Godoy avaliou a relação com o IFPB como muito promissora. “Tanto o IFPB quanto a Marinha do Brasil tem o sério compromisso de formar cidadãos e resgatar socialmente. A renovação desse acordo de cooperação técnica é fundamental para que esse processo continue. Vamos oferecer para a sociedade profissionais mais bem qualificados para atender as demandas do mercado de trabalho”.

O acordo junto à marinha para a oferta do EPM iniciou no ano de 2013 com a acreditação do IFPB. Mais de 1.000 profissionais foram formados em mais de 40 turmas. O Coordenador do Ensino Profissional Marítimo, Marcéu Oliveira, comentou que a renovação traz credibilidade ao IFPB: “Essa parceria valoriza e reconhece todo um trabalho que já foi realizado no passado e que nesse momento ganhará novo fôlego. Serão ofertados cursos específicos para esses cinco anos, com cerca de 10 turmas por ano e previsão de mais de 1.000 trabalhadores formados”.

A Diretora do Campus Avançado Cabedelo Centro, Keitiana Souza comemorou a continuidade da parceria e enfatizou que a ação vem a consolidar o papel social que o campus vem desempenhando: “Essa parceria traz um impacto muito grande para as comunidades, por meio do resgate de pescadores e pescadoras da informalidade. Esse papel casa com os postulados do nosso campus que é o de ser uma escola com muros baixos e educação itinerante que trabalhe com direitos humanos, patrimônio cultural e histórico. Estamos devolvendo para a comunidade aquilo que a história negou. Isso só tem a nos fortalecer”.  O Coordenador de Pesquisa da unidade, Claudio Dibas destacou que os cursos itinerantes oferecidos pelo campus ofertam condições para aqueles pescadores mais humildes que não podem se deslocar de suas colônias. “Faremos turmas intercaladas nesses próximos 5 anos, reversando modalidades para poder ampliar o leque e a diversidade de cursos na área de formação de aquaviários”, concluiu.

Acesse aqui o vídeo no youtube.