Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > 4º Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação será virtual

Noticia

4º Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação será virtual

Prazo de submissão para trabalhos inicia dia 8 de julho
por Ana Carolina Abiahy publicado: 02/07/2021 17h58 última modificação: 08/07/2021 14h20

O 4º Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif) do IFPB será realizado de 10 a 12 de novembro, com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia: salvando vidas, construindo o futuro”. Nesta edição, devido à pandemia, o evento será no formato virtual. O simpósio organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) reúne o maior número de apresentações de trabalhos científicos do Instituto Federal da Paraíba e acontece a cada dois anos.

A primeira edição aconteceu em 2015 e o Simpif sempre agrega outros eventos simultâneos. Em 2021, congrega o VI Seminário de Inovação Tecnológica e o IV Encontro de Educação a Distância (IV EEAD). A XVI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (XVI SECT), do campus João Pessoa, se realizará na mesma semana do SIMPIF, unificando as apresentações dos projetos de pesquisa, com a submissão dos artigos ao 4º SIMPIF, em uma parceria da PRPIPG com o Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB-JP.

De acordo com a pró-reitora da PRPIPG, Silvana Cunha, cerca de mil participantes devem estar no 4º Simpif. Pesquisadores de todos os 21 campi do IFPB e da reitoria podem enviar trabalhos para apresentação. O evento é a principal forma de compartilhamento acerca das pesquisas desenvolvidas no IFPB por meio de editais internos de fomento, de todas as modalidades de ensino, do nível técnico-médio até a pós-graduação, envolvendo discentes e servidores. A professora Silvana destaca que o evento terá ainda palestras, mesas redondas e minicursos.

O evento conta também com participantes de outras instituições. O site do Simpif já está no ar com a chamada sobre a temática e sua vinculação à missão do IFPB. É a primeira vez que o Simpif agrega um tema à sua edição. “Negar a ciência é negar-se a evoluir, comprometendo todo o futuro de uma nação e a transformação social advinda do conhecimento científico. Sigamos com a ciência e que ela seja utilizada em prol da vida”, é o que declara a comissão organizadora no site do evento.

Acesse aqui o link para o 4º Simpif. 

A participação no evento pode ser feita a partir de inscrições na condição de Ouvinte ou Autor (com apresentação de trabalho). As inscrições para apresentar trabalho serão realizadas, no período de 08 de julho até 08 de agosto, com o envio do trabalho acadêmico (resumo expandido). O modelo será disponibilizado na seção de Submissões, nas modalidades Iniciação Científica e Tecnológica e Pós-Graduação. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Comunicação Oral, de modo virtual.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom / Arte: Fabrício Vieira - técnico em artes gráficas da PRPIPG

registrado em: