Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > Olimpíada de Matemática das Instituições Federais está com inscrição aberta

Olimpíada de Matemática das Instituições Federais está com inscrição aberta

Uma live esclarecendo dúvidas será realizada na segunda-feira, às 19h
por Ana Carolina Abiahy publicado: 11/06/2021 16h21 última modificação: 14/06/2021 13h44

A IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) está com inscrição aberta. A OMIF é o novo nome da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, criada em 2017 e organizada pelo IF Sul de Minas.

A OMIF é direcionada a estudantes regularmente matriculados, na data da prova, no ensino médio integrado ao técnico das instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, incluindo também os alunos do Proeja.

Esta será a segunda versão do evento virtual, devido a pandemia de Covid-19. Mas, já está sendo providenciada a compra das medalhas físicas para todos os premiados através dos recursos adquiridos na Chamada CNPq/MCTI Nº 15/2020 - Olimpíadas Científicas.

Neste ano, a OMIF traz novidades como a adaptação das provas para os estudantes com deficiência ou necessidades específicas, mudança na estrutura da prova da 1ª fase e nas regras para premiações, entre outras. Serão duas fases: uma prova on-line de Matemática, na primeira, e um evento on-line, na segunda fase, com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, através de canais como o Youtube e o Google Meet.

A prova da 1ª fase será realizada no formato on-line no dia 19 de setembro, entre as 14h e 20h (horário de Brasília). Os eventos online da segunda fase estão marcados para o período de 22 a 24 de outubro e incluem a premiação e um encontro dos docentes de Matemática envolvidos.

Confira aqui o regulamento completo com todas as orientações

Na segunda-feira, 14 de junho, às 19h, será realizada uma Live para esclarecer dúvidas. Será através do YouTube neste link.

A inscrição deve ser realizada por servidor do campus que será o responsável como coordenador local da Olimpíada. Os dados devem ser inseridos via formulário no site da OMIF até 18 de julho. Acesse o link.

O principal objetivo da Olimpíada é estimular o interesse pela matemática nos estudantes do ensino técnico integrado ao médio, melhorar o desempenho acadêmico e promover a inclusão, a acessibilidade e a interação de culturas diversas, aproximando alunos de várias partes do país.

A olimpíada segue o tema “A Matemática está em tudo”. Assim, a prova pode apresentar questões da matemática do ensino básico abordadas na perspectiva de outras áreas do conhecimento, como ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: IF Sul de Minas