Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > IFPB vai firmar compromisso com Clínica de Psicologia do Unipê

IFPB vai firmar compromisso com Clínica de Psicologia do Unipê

Objetivo da parceria organizada pela PRAE é atender os campi que não têm psicólogos, prioritariamente
por Ana Carolina Abiahy publicado: 03/06/2021 13h42 última modificação: 07/06/2021 14h15

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai assinar um Termo de Compromisso com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) na área de saúde mental. O principal objetivo é que a Clínica Escola de Psicologia do Unipê colabore com projeto terapêutico nos campi do IFPB, prioritariamente aqueles que não possuem psicólogos em seu quadro de servidores. A solenidade virtual com o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, está prevista para esta segunda-feira, às 9h, com presença do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, entre outros gestores da Reitoria. Devem assinar o convênio com o IFPB, por parte do Unipê, a reitora Mariana Brito, acompanhadas da coordenadora de Estágio institucional e convênios, Giselly Lima, da coordenadora do curso de Psicologia, Nayana Gouveia e da supervisora Monica Domingues.

A parceria foi viabilizada através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do IFPB, por meio da atuação do pró-reitor Manoel Macedo e da psicóloga e assistente Ana Carolina Simões, ambos membros do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da instituição. De acordo com Ana Carolina Simões, os primeiros campi diretamente beneficiados serão Santa Luzia, Catolé do Rocha, Itaporanga, Santa Rita, Itabaiana, Mangabeira, Esperança, Guarabira, Areia, Pedras de Fogo, Cabedelo Centro e Soledade. A ideia, segundo a assistente da PRAE, é que em um futuro próximo, outros campi também possam ser atendidos. Já existia uma parceria da Unipê com o Campus João Pessoa, anteriormente.

O atendimento deve ser realizado por estudantes e professores do Unipê, com escuta individual, além de oficinas, debates, rodas de conversa ou outros mecanismos online, durante o período de necessário distanciamento social. A demanda é encaminhada pelos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) dos campi e tem crescido durante a pandemia, por isto uma das preocupações da PRAE em buscar esta solução.

Segundo Ana Carolina Simões, os psicólogos escolares do IFPB realizam um grande trabalho de perceber situações em que o estudante precisa de um acompanhamento clínico e mais contínuo. Por isso que as Equipes de Referência em Saúde Mental (ERSM) de cada Campus do IFPB estão integradas aos NAPS, realizando esse tipo de encaminhamento para a rede externa como os Centros de Atenção Psicossocial, policlínicas ou buscando parcerias com instituições externas, como a Unipê.

“A presença dos estagiários de psicologia colabora muito para o projeto pedagógico do IFPB, que tem a necessidade de trabalhar as relações, a educação como uma ação de crescimento, a saúde mental, bem como trabalhar o aprendizado que suscita desenvolvimento intelectual, emocional, espiritual, social, econômico e humano”, destacou a psicóloga da PRAE.