Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > IFPB firma convênio para realização de estágio junto ao Unipê

IFPB firma convênio para realização de estágio junto ao Unipê

Solenidade de formalização aconteceu nessa segunda-feira (07)
por Patrícia Nogueira publicado: 07/06/2021 10h55 última modificação: 09/06/2021 14h05

Foi realizada nesta segunda-feira (07) a solenidade de assinatura do Termo de Convênio entre o IFPB e o Unipê para realização de estágio curricular supervisionado dos estudantes. O evento ocorreu por meio de webconferência e reuniu representantes de ambas as instituições.

O convênio, que partiu de uma iniciativa da psicóloga Ana Carolina Simões por meio de diálogos com o curso de psicologia do Unipê, prevê a concessão mútua de Estágio Curricular supervisionado nas modalidades obrigatório e não obrigatório aos discentes regularmente matriculados e com efetiva frequência no IFPB e no UNIPÊ.

“É uma parceria que irá colaborar muito com o projeto pedagógico da nossa instituição. As expectativas são muitas e acreditamos no potencial dos envolvidos com a parceria”, disse Ana Carolina Simões ao agradecer ao reitor Nicácio pelo acolhimento das ideias.

A ação abrirá portas para outros projetos em conjunto, conforme destacou a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho “É uma ação de muita importância. A área de psicologia tem nos demandado muita preocupação devido ao momento em que estamos vivenciando. A supervisão dos psicólogos será uma experiência boa para os estudantes. Importante citar também que esse convênio abre espaço para ampliar a execução de outros projetos”, disse.

“Enxergamos nesse convênio ações muito positivas que se fazem importantes na medida em que duas instituições estratégicas se articulam para trazer contribuições num contexto tão adverso como o da pandemia”, disse o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacando ainda futuras possibilidades das duas instituições pensarem e construírem de forma conjunta: “Que possamos daqui para frente colher os bons frutos e expandir cada vez mais. Temos um terreno fértil para nossas instituições comprometidas com a educação”, finalizou Macedo.

A Supervisora de Estágio do Curso de Psicologia Unipê Professora Mônica Bandeira, corroborou com a ideia de futuras parcerias e destacou que a ação é muito benéfica sobretudo num momento de pandemia que o mundo atravessa. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa parceria. Estamos somando os nossos fazeres e saberes e visamos ampliar cada vez mais esse processo com a instituição como um todo”, disse Mônica. Para a Coordenadora do Curso de Psicologia Silvana Queiroga, a parceria vai possibilitar aos estudantes exercerem uma prática de conteúdos que desenvolveram ao longo do curso:  “Sabemos o quão a psicologia é visada atualmente por causa da necessidade do equilíbrio da saúde mental. Fazer isso numa instituição tão grande quanto o IFPB fará que os estudantes tenham experiências em diversos níveis. Saúde, educação e trabalho. Uma via de mão dupla onde todos ganham em termos de conhecimento”, declarou.

A Reitora do Unipê Mariana Brito disse que o trabalho em conjunto das duas instituições ganhará magnitude. “Esse convênio revela o competente trabalho das pessoas que a partir de uma conversa informal, amadureceu e ganhou corpo e hoje estamos aqui para falar além da psicologia, abrindo um espaço de unidade entre as duas instituições”, pontuou a Reitora ao ressaltar o elo que está sendo construído entre as duas instituições: “Tenho certeza que aprenderemos muito com o IFPB e outros frutos vão surgir dessa parceria que iniciamos hoje”, finalizou.

O Reitor do IFPB Nicácio Lopes externou o sentimento de alegria e satisfação em firmar o convenio com o Unipê. “O IFPB e o Unipê são dois órgãos da mais alta respeitabilidade, um no plano público e outro no privado. Quero parabenizar a iniciativa e dizer que é uma parceria onde todos serão agraciados com conquistas. Temos um olhar muito valorativo para com o Unipê que já formou tantas gerações e merece todo nosso apreço”. Nicácio ressaltou que a atuação dos estudantes de psicologia do Unipê ajudará no acolhimento dos discentes e servidores do IFPB e ao mesmo tempo fortalecerá o processo formativo dos estagiários do Unipê. “Teremos um terreno muito fecundo pela frente”, concluiu.

Em virtude da pandemia, o ato de assinatura do convênio foi assinado de forma eletrônica, garantindo a segurança dos envolvidos na ação.

Também participaram da solenidade a Coordenadora de Estágio Institucional e Convênios do Unipê Giselly Lima e a Coordenadora de Estágios do IFPB, Glauciene Santana.