Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > Feira Brasileira na área de Ciência Tecnologia e Inovação está com inscrição aberta

IX Febrat é voltada para estudantes da Educação Básica e inscreve até 31 de agosto
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/06/2021 15h48 última modificação: 24/06/2021 15h50

A IX Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) quem tem o tema "A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta" está com inscrições gratuitas abertas até o dia 31 de agosto. A IX Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica, Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores de diferentes áreas de conhecimento.

A edição do ano 2021 será realizada excepcionalmente de modo remoto. O evento é de responsabilidade do Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica. Os trabalhos serão apresentados em plataforma virtual por sessão. As conferências e oficinas serão realizadas por meio de plataformas virtuais de streaming de vídeos. As atividades estão marcadas para os dias 25 a 27 de outubro.

O IFPB pode participar na categoria de Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico, em duas modalidades: trabalho concluído ou em desenvolvimento. A equipe pode ser composta por, no máximo quatro estudantes e dois orientadores, membros do corpo docente ou monitores/estagiários da instituição na qual os estudantes estão matriculados ou de instituições de ensino superior que estejam dando suporte na realização do trabalho.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico, atendendo a todos os dados exigidos e com envio de um Resumo Expandido. Os resumos serão avaliados e selecionados pela comissão científica, de acordo com os seguintes critérios: Criatividade e inovação; Qualidade do problema, justificativa e objetivos; Metodologia utilizada; Correlação entre objetivos, metodologia e resultados ou resultados preliminares ou resultados esperados; Atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa e as normas para o resumo expandido e as normas técnicas do resumo expandido.

A comissão deve selecionar os 200 melhores Resumos e estes deverão realizar um vídeo de apresentação do trabalho com link disponível no YouTube. Um Diário de Bordo sobre a realização da experiência também será necessário com link para ser analisado. Em cada categoria, modalidade, serão três premiados e também haverá menção honrosa.

Além dos trabalhos concorrentes, o evento contará com Oficinas para professores e estudantes sobre Pensamento Computacional Plugado. Acesse aqui o site do evento com as informações, edital e acesso para inscrição e submissão dos trabalhos.