Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Seminário dos NEABIs debate educação e letramento racial

Seminário dos NEABIs debate educação e letramento racial

Evento foi iniciado na última terça-feira (25) e prossegue até 02/06, no YouTube
por publicado: 26/05/2021 14h23 última modificação: 26/05/2021 14h23

As Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão e Cultura e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB realizaram, na última terça-feira (26), a abertura do I Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). A solenidade de abertura aconteceu de forma remota, sendo transmitida através do canal da TV IFPB no YouTube (Clique aqui), e contou com a participação de coordenadores dos Núcleos, servidores e estudantes do IFPB, além de convidados da comunidade externa.

Em seu discurso, o coordenador geral do seminário, Hélio Gondim, destacou a importância da realização do evento no contexto do IFPB. “É muito importante que o Instituto dê prioridade a esse debate de uma maneira sistêmica. O racismo estrutural e institucional é uma realidade. Então é um dever histórico de uma instituição, que produz ensino e cultura, combater as formas de racismo.”

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira, falou sobre o envolvimento dos organizadores e o grande número de inscritos no evento. “A parceria entre as pró-reitorias tem envolvido servidores e estudantes de vários campi e gerado bons frutos, como a realização deste seminário, que superou as expectativas de inscritos e envolveu, em todo seu processo, a indissociabilidade em ensino, da pesquisa e da extensão”.

O pró-reitor Manoel Macedo, que também participou da solenidade, contextualizou o atual momento vivido no país. “A gente tem assistido, atualmente, diversas invasões a terras indígenas e a espaços da juventude negra nas periferias; além do preconceito, do racismo estrutural. Há, então, essa necessidade cotidiana de se enfrentar todos esses estereótipos e preconceitos. Neste sentido, essa luta precisa ser feita por alguns caminhos e um desses caminhos é a educação”.

Para a diretora de Pesquisa, Deyse Correia, o seminário “revela um processo de resistência, onde é reconhecida essa história de ausência da cultura indígena e negra, através da homogeneização da cultura eurocêntrica, para desconstruirmos paulatinamente esse processo histórico”.

Representando o reitor Nicácio Lopes na solenidade, a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, ressaltou que o evento “irá materializar as ações que vêm sendo implementadas nos campi por servidores e estudantes, que são desenvolvidas com base na tríade ensino, pesquisa e extensão”.

Após os pronunciamentos aconteceu uma apresentação mística com Sônia Potiguara (Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti) e Jandson Ferreira (Instituto Federal do Ceará). Em seguida, foi realizada a mesa redonda intitulada “A escola que queremos: educação e letramento racial”, que teve como mediadora a professora Aline Monteiro (Campus Princesa Isabel) e como debatedores: Ivanilda Matias (IFPB), Sônia Potiguara, Jandson Ferreira e Everaldo Barbosa (Campus Princesa Isabel).

O seminário prossegue nos próximos dias 27 e 31 de maio e 02 de junho, sempre às 18h30min, no canal da TV IFPB.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC