Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Reitor discute vacinação dos trabalhadores em educação com Prefeito de João Pessoa

Noticia

Reitor discute vacinação dos trabalhadores em educação com Prefeito de João Pessoa

Representantes de instituições de ensino estiveram presentes para tratar sobre vacinação contra Covid-19
por Patrícia Nogueira publicado: 10/05/2021 15h02 última modificação: 14/05/2021 08h32

Foi realizada nesta segunda-feira (10), no Centro Administrativo Municipal de João Pessoa uma reunião entre o prefeito Cícero Lucena, o Reitor do IFPB Nicácio Lopes e representantes das instituições de ensino atuantes na capital. O tema abordado foi a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19.

A previsão é de que ainda esta semana comecem a chegar novas doses de vacina para atender aos profissionais da educação. De acordo com o prefeito Cícero Lucena, espera-se a chegada de 25 mil doses. “A reunião foi motivo de muita alegria, pois colocamos os problemas e buscamos soluções coletivas com responsabilidade, seriedade e compromisso. Foi decidido que se chegarem todas as doses necessárias iremos realizar a vacinação de uma vez e caso cheguem apenas uma parte, iremos iniciar com a educação infantil e depois os demais níveis que se sucedem. Esperamos a chegada nessa semana e programaremos para a próxima semana o atendimento a essa área que é de grande importância para a vida de todos nós”, declarou o prefeito da capital.

O Reitor Nicácio Lopes elogiou a iniciativa do prefeito em dialogar com as instituições de ensino para que as decisões04.jpg sejam tomadas de forma coletiva. "Os agentes públicos aqui reunidos tiveram uma percepção sensível e tomaram as decisões calcadas no sentimento coletivo. Como gestor de uma instituição pública eu me sinto contemplado em estar dialogando e sistematizando ações na busca pelo melhor caminho”, destacou o Reitor Nicácio.

Ele ponderou, durante sua fala, que todos os profissionais da educação sejam eles professores, técnico-administrativos ou terceirizados devem ser colocados no mesmo patamar para receber a vacina. “Não deve haver hierarquia entre seres humanos. Não podemos fazer distinção entre professores, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados, então o prefeito teve a sensibilidade de compreender isso e atendeu a nossa reivindicação."

06.jpgO Secretário de Educação do Estado da PB, Cláudio Furtado, disse que a vacinação dos profissionais da educação é um anseio de toda a classe. “O diálogo com a prefeitura de João Pessoa é muito importante porque independente da chegada das doses já há um planejamento de como se processará essa vacinação, ou seja, começando pelos profissionais que atuam nos anos iniciais até chegar aos do ensino superior, lembrando também que alguns já foram vacinados dentro do grupo de comorbidades”, disse o secretário. Quanto a vacinação dos profissionais nas demais cidades, Claudio informou que o Governo do Estado vem distribuindo as doses e cabe aos gestores locais a definição do cronograma de aplicação. “Creio que esse cenário esteja bem próximo também no interior do estado, tendo em vista a chegada do término da vacinação dos grupos com comorbidades”, concluiu.

 

*Fotos: Luzivan Silva - DGCOM/IFPB