Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Reitoria conquista R$ 9,4 milhões em emendas de bancada para o IFPB

Reitoria conquista R$ 9,4 milhões em emendas de bancada para o IFPB

Saiba quais os campi beneficiados, quem são os deputados e senadores investidores e as obras em pauta na gestão do reitor Nicácio Lopes
por publicado: 25/03/2021 21h56 última modificação: 19/04/2021 17h50

O Instituto Federal da Paraíba receberá, para o orçamento de 2021, o montante de R$ 9,4 milhões conquistados por meio de gestões do professor Nicácio Lopes junto à bancada paraibana no Congresso Nacional. Os recursos serão aplicados em importantes obras de infraestrutura da Instituição.

Os projetos com as necessidades de investimentos institucionais foram apresentados pelo Reitor aos parlamentares paraibanos, que se sensibilizaram com os pleitos apresentados, julgando-os estratégicos para a educação profissional na Paraíba. Agora, com os projetos aprovados e as emendas asseguradas ao IFPB, resta apenas a aprovação da LOA 2021, para que seja feito o repasse dos recursos a Instituição.

“Ao todo 11 campi serão contemplados com a aplicação desses recursos em obras diversas e construções de restaurantes estudantis, ginásios poliesportivos, estruturação de laboratórios, dentre outras benfeitorias pleiteadas pela comunidade acadêmica durante as audiências do Programa Reitoria Itinerante ou por meio de manifestações espontâneas da gestão local”, garantiu o reitor Nicácio Lopes.

“Em tempos de crise econômica e de restrições orçamentárias esse volume de recursos possibilitará que a instituição continue se desenvolvendo e não interrompa o seu ciclo de crescimento. Com um orçamento muito apertado, não podemos ficar nos lamentando, pois é nosso dever fazer entregas à sociedade e buscar a resolutividade de nossos problemas com determinação. Quero aqui expressar minha gratidão e reconhecimento aos parlamentares paraibanos, os quais têm atendido os nossos apelos para investirem na educação profissional ofertada pelo IFPB”, reconheceu o Reitor.

Confira quem são os parlamentares e os valores conquistados pelo IFPB.  Pela Câmara Federal, destinaram recursos os seguintes deputados: Frei Anastácio (PT), R$ 2,8 milhões; Gervásio Maia (PSB), R$ 1,5 milhão; Ruy Carneiro (PSDB), R$ 1,1 milhão; Pedro Cunha Lima (PSDB), R$ 500 mil; Efraim Filho (DEM), R$ 500 mil; Edna Henrique (PSDB), R$ 300 mil; Aguinaldo Ribeiro (PP), R$ 300 mil; e Damião Feliciano (PDT), R$ 100 mil. Pelo Senado, destinaram emendas os senadores (as): Nilda Gondim (MDB) R$ 1,5 milhão; Veneziano Vital (MDB), R$ 500 mil e Daniella Ribeiro (PP), R$ 300 mil. “Sem essa mão amiga da bancada paraibana dificilmente continuaríamos realizando o sonho de expansão da nossa comunidade acadêmica”, complementou o reitor Nicácio ao reconhecer a exitosa e profícua atuação dos parlamentares em favor do Instituto Federal da Paraíba.

Mais de 20 mil estudantes estarão sendo contemplados com essas obras, além de professores e técnico-administrativos da área de ensino. Para o gestor paraibano, a parceria do IFPB com o parlamento mostra que é possível alinhar os objetivos do Congresso Nacional com os das instituições de ensino profissional, científico e tecnológico, principalmente, nesses momentos de crise e escassez de recursos.

Com essa boa notícia anunciada pela Reitoria à comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba, estudantes e servidores já podem comemorar a reestruturação e a modernização dos campi. No Campus João Pessoa será investido R$ 1,0 milhão na reforma do bloco acadêmico de Mecânica; no Campus Catolé do Rocha vai ser aplicado R$ 1,5 milhão na construção de um ginásio poliesportivo e mais R$ 250 mil na restauração do Bloco Acadêmico I; no Campus Cabedelo, o investimento será de R$ 1,7 milhão no empreendimento de um restaurante estudantil; no Campus Patos, estão previstos investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão na construção de um ginásio poliesportivo e mais R$ 250 mil na restauração do bloco administrativo. O Campus Guarabira receberá o seu sonhado restaurante estudantil, no valor de R$ 1,7 milhão; o campus Santa Rita, R$ 200 mil para investir na cobertura de uma quadra esportiva; o Campus Itaporanga receberá R$ 700 mil, que serão aplicados na construção de uma quadra de esportes e de um quiosque; e o Campus Cajazeiras terá R$ 80 mil para a construção da cobertura de uma área destinada a estacionamento.

A planilha de investimento já repassada pelo reitor Nicácio à Diretoria de Gerenciamento e Fiscalização de Obras (DGFO) e à Pró-reitoria de Administração e Finanças (PRAF) passa também pelo Campus Itabaiana. Naquela unidade de ensino serão investidos R$ 200 mil na cobertura de uma quadra de esportes; no Campus Esperança também está garantida a cobertura de uma quadra de esportes no valor de R$ 200 mil. No Campus Sousa, a previsão de investimento é de R$ 250 mil, na estruturação de laboratórios. Também estão assegurados R$ 300 mil para o Campus Monteiro, que serão investidos na estruturação de laboratórios.

A partir de hoje será apresentada neste espaço, sempre às sextas-feiras, uma série de matérias especiais sobre a repercussão e o impacto gerado pelas emendas parlamentares e as perspectivas de investimento no âmbito dos Campi. Nas próximas reportagens, você vai saber, também, mais detalhes sobre o caminho das pedras e a peregrinação do reitor Nicácio Lopes para azeitar a gestão do IFPB e manter a comunidade acadêmica motivada nesta difícil jornada durante a pandemia.

* Filipe Donner - Diretor de Comunicação e Marketing Institucional do IFPB