Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > PRPIPG realiza encontro anual de planejamento e avaliação das ações da Pró-Reitoria

Noticia

PRPIPG realiza encontro anual de planejamento e avaliação das ações da Pró-Reitoria

O encontro iniciou nesta quarta-feira (24) e vai até sexta (26). Além dos Membros da PRPIPG, participam coordenadores de todos os campi
por publicado: 24/03/2021 17h45 última modificação: 24/03/2021 17h54

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) está realizando a reunião anual de todos os coordenadores, representantes e membros da pesquisa, inovação, pós-graduação do IFPB. O evento que começou nesta quarta-feira (24), segue até a próxima sexta-feira (26) e tem como objetivo tratar da avaliação e planejamento das atividades relacionadas com a PRPIPG. Devido a uma mobilização dos servidores, que aderiram a manifestação do Sinasefe, a pauta da tarde do dia 24 foi suspensa e reintegrada na programação dos dias seguintes.

A reunião foi dirigida pela Pró-Reitora de Pesquisa Silvana Costa, que conduziu a acolhida dos participantes do encontro virtual, realizado por meio do Google Meet. Na ocasião, todos os coordenadores, alguns novatos na função, e diretores se apresentaram e falaram sobre as suas respectivas atividades em cada Unidade.

A primeira apresentação foi a da Diretoria de Pesquisa representada pelo diretor de Pesquisa Francisco Nobre Neto. Ele inciou sua fala com os informes sobre os quatro Editais de Pesquisa já foram lançados em 2021, o Interconecta, o PIBIC-EAD, o PIDETEC-EAD e o de Fluxo Contínuo, este último podendo receber projetos a qualquer tempo. Em seguida, fez a apresentação do portal da pesquisa, em especial do menu "Como Fazer da Pesquisa" que contém uma série de tutoriais para orientar o pesquisador. E por fim, destacou a evolução dos mecanismos operacionais de socialização e transparência de dados sobre a Pesquisa no IFPB, como a disponibilização do link Indicadores do CNPq no Suap e do sistema Saber.

O diretor de Inovação Maxuell Ielpo falou sobre a gestão de política institucional de inovação. Dentro das ações gerais da diretoria, ele destacou a execução de 453 atividades no ano de 2020, destas 156 de alta prioridade. Com relação a empreendedorismo, incubadores e Startups foram atendidas ações de acompanhamento de 78 patentes, 78 registro de programa de computadores e cinco marcas, totalizando 161 ativos.

Em sua apresentação, o diretor Executivo da Editora IFPB Carlos Danilo Miranda Regis apresentou a Editora e falou sobre as publicações de artigos e livros produzidos. Os trabalhos estão acessíveis em dois portais: O Portal da Editora IFPB, que pode ser acessado neste link e o portal de periódicos, acessível aqui. O diretor também pediu a contribuição dos coordenadores na divulgação tanto das revistas que existem, quanto dos processos de submissão de livros.

 A diretora de Pós-graduação Deyse Morgana das Neves Correia falou sobre as ações concretizadas em 2020, abordando temas como O programa de incentivo à qualificação, Política de qualificação, MPPGAV, Aulas remotas entre outras ações.

A Pró-reitora Silvana Cunha agradeceu a colaboração de todos os representantes, destacando o grande compromisso de proporcionada uma interação entre todos os coordenadores que atuam nos campi, enriquecendo as ações de pesquisa, inovação, pós-graduação e difusão científica

Estiveram presentes na reunião os coordenadores de pesquisa dos campi, os agentes de inovação e os coordenadores de pós-graduação dos cursos lato sensu e stricto sensu, além do diretor do Polo de Inovação Erick Augusto Gomes de Melo. Da PRPIPG estavam o diretor de Pesquisa Francisco Dantas, o diretor de Inovação Maxwell Ielpo, a diretora de pós-graduação Deyse Morgana e o diretor da Editora IFPB Carlos Danilo Miranda. Todos os diretores apresentaram as ações pertinentes as suas respectivas diretorias e ouviram questionamentos dos participantes.

A programação para amanhã (25) contará com a participação dos comitês de ética em pesquisa e ministrada a palestra “Estratégias para Acordos de Parcerias e Alianças voltados à Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação” por Daniel Macedo Soares, coordenador de Transferência de Tecnologia sistêmico.

 Iris Souto Maior – jornalista do IFPB - Reitoria/DGCOM