Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Programa Pontes Americanas inscreve até dia 30 de março

Programa Pontes Americanas inscreve até dia 30 de março

Servidores podem participar de webinars sobre oportunidade de estudo nos EUA
por publicado: 12/03/2021 15h15 última modificação: 12/03/2021 15h15

Estão abertas as inscrições para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participarem do Programa Pontes Americanas. A iniciativa é da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil com apoio do Conif e Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) e tem o intuito de ampliar o acesso dos servidores às oportunidades de estudo em instituições norte-americanas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de março, por meio deste formulário eletrônico . O programa que será lançado em abril, consiste em um treinamento virtual e por meio de uma série de webinars no decorrer dos meses de abril e maio deste ano. Podem participar assessores internacionais, professores e técnico-administrativos de todos os campi das instituições da Rede Federal.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Carolina Oliveira Batista, o programa deverá trazer mais familiaridade ao sistema e aos programas voltados para estudantes e servidores que desejam estudar nos EUA.

“Nossa expectativa é que com o programa a Rede consiga ampliar a participação de estudantes e servidores em programas de bolsas e de formação e desenvolvimento institucional do governo dos Estados Unidos, a exemplo dos Programas Jovens Embaixadores, Jovens Líderes das Américas (YLAI) e E-Library. Além disso, esperamos abrir novas frentes de negociação para que a Rede acesse programas que hoje estão restritos a  grupos determinados”, ponderou Ana Carolina.

O Programa Pontes Americanas deve facilitar o acesso das instituições da Rede Federal aos centros de aconselhamento American Space e EducationUSA, tornando-os mais próximos de suas localidades. Essas instituições são fontes oficiais de informações e orientações sobre estudos nos Estados Unidos e estão espalhadas por todo o mundo.

Leia aqui mais informações sobre o Programa Pontes Americanas.

Adaptado de Assessoria de Comunicação do Conif