Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Campus Itaporanga certifica novos técnicos em edificações

Campus Itaporanga certifica novos técnicos em edificações

Reitor Nicácio presidiu a solenidade na noite desta quinta-feira (18)
por publicado: 19/03/2021 15h27 última modificação: 19/03/2021 15h27

O Campus Itaporanga realizou no início da noite, desta quinta-feira (18), a solenidade de certificação do Curso Técnico Integrado ao Ensino médio em Edificações.

O evento ocorreu, virtualmente, a partir das 18h30, observando as medidas profiláticas adotadas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em relação a segurança da comunidade acadêmica nesses tempos de pandemia.

Cerca de 50 concluintes compareceram ao evento demonstrando seu sentimento de gratidão ao IFPB e àqueles que colaboraram para o sucesso da turma.

Acesse aqui a lista com o nome dos formandos.

“Foi uma noite memorável em que eles expressaram seu amor a instituição e prestaram tributos à família, aos professores, aos amigos por meio de palavras de carinho”, lembrou à coordenadora de extensão do Campus e integrante da comissão organizadora do evento, professora Jéssica Gomes Mota.

A noite fluiu com falas e discursos iluminados. Pedro Henrique Rodrigues Mendes foi o orador da turma e falou da transitoriedade dos tempos acadêmicos ressaltando a união da turma e a fugacidade dos anos letivos. Falou ainda da transformação e ampliação dos conhecimentos adquiridos por ele e seus colegas em sala de aula.

O professor Marlon Tardelly Moraes Cavalcante, padrinho da turma matutina, expressou: “Sou grato por me considerarem digno de receber essa tão singela homenagem. Vocês, também, fazem parte da minha história de vida”. A professora Marta da Silva Aguiar também foi homenageada. Ela foi madrinha da turma vespertina.

O coordenador do Curso, professor Douglas Fançois ressaltou a inteligência do alunado e o compromisso demonstrado por cada um deles nas tarefas individuais e coletivas. Destacou também a imagem que os professores do Curso fazem das duas turmas: “uma imagem positiva de que vocês são ávidos por conhecimento, inovadores por natureza e pensam criativamente”.

O diretor de ensino do Campus, professor Franklin Galvão, lembrou que foi justamente no dia 18 de março do ano passado que o Campus Itaporanga paralisou as atividades presenciais. “Daqueles dias até hoje passamos por momentos de grandes desafios para gestores, técnico-administrativos, professores e estudantes”, lembrou Franklin ao constatar que a comunidade acadêmica do Campus vem superando paulatinamente as dificuldades encontradas. “Esta certificação é uma demonstração de que o planejamento da nossa equipe e o esforço de vocês e dos professores estão sendo satisfatórios”, conclui.

O Diretor Geral do Campus Ridelson Farias parabenizou os concluintes e ressaltou que muitos estudantes do Campus foram aprovados em cursos superiores em outros campi e em concursos. “Nessa turma que hoje se forma, já temos resultados significativos que elevam o nível de excelência da nossa instituição. Somos um campus jovem, de apenas 5 anos, mas que já possui muitos frutos colhidos”. Ele ressaltou que foi fechado um ciclo, mas que outros se abrirão na trajetória futura dos formandos. “Queremos que essa caminhada que foi concluída hoje prossiga, revitalizando essa formação”, disse o Diretor Ridelson que agradeceu e ressaltou o trabalho dos familiares dos estudantes e de toda a equipe do campus. “Aqui ninguém faz um trabalho de forma individual, o mérito é de todos, professores, técnicos e terceirizados”, elogiou.

Em seu discurso o Reitor Nicácio elogiou o trabalho desenvolvido por toda a equipe do Campus Itaporanga que teve que se reinventar e se adaptar a um novo ambiente virtual de aprendizagem necessário durante a pandemia, sem perder a qualidade. “Rendo minhas homenagens aos professores que, mais do que nunca, utilizam da sua criatividade, imaginação e engenhosidade para tornar suas aulas lúdicas, atrativas. Aos técnicos administrativos minha homenagem pela abnegada atividade cotidiana que desenvolvem”, afirmou.

Nicácio lembrou também dos pais e familiares dos estudantes que, junto com os formandos, são grandes protagonistas dessa trajetória. “Às 50 famílias desses jovens que aqui estão recebendo a certificação como novos técnicos eu reverencio pela sua dedicação e apoio fazendo com que lograssem êxito e chegassem até aqui”. Todo percurso educativo só foi possível também graças ao trabalho da gestão do Campus. “O diretor Ridelson é sem dúvidas um dos maiores gestores da Rede Federal. Seu talento, sensibilidade e capacidade de gestão o tornam de fato um diretor diferenciado que orgulha e engrandece a Rede”. O Reitor finalizou seu discurso clamando por dias melhores: “Peço a Deus que possa abreviar esse drama humano que estamos vivendo e reencontrar os caminhos da normalidade, se é que ela acontecerá na sua plenitude. O retorno da forma como era antes talvez ainda está distante. Mas nada destrói a nossa fé em termos o retorno de uma vida um pouco mais aproximada com a realidade”.