Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > Projeto executado pelo IFPB apoia a implantação de sistemas de dessalinização solar no semiárido da Paraíba

Noticia

Projeto executado pelo IFPB apoia a implantação de sistemas de dessalinização solar no semiárido da Paraíba

Aproximadamente 200 famílias que habitam na agrovila local estão sendo beneficiadas
por publicado: 03/02/2021 18h34 última modificação: 04/02/2021 13h56

Um projeto financiado pelo Ministério da Agricultura executado pelo Instituto Federal da Paraíba, através do Campus Cabedelo Centro em parceria com a FUNETEC-PB está colaborando com o apoio técnico científico para o fortalecimento e consolidação das propriedades da agricultura familiar na região semiárida do nordeste brasileiro.

Segundo o Professor Marcelo Serrano coordenador geral, o projeto se divide em 3 metas, a meta 1 é responsável pela regularização cadastral, georreferenciamento e o cadastramento fundiário, a meta 2 contribuí na compreensão dos aspectos socioeconômicos das comunidades e a meta 3 colabora na sustentabilidade das famílias na convivência com o semiárido.

A meta 3 é coordenada pelo Analista em Recursos Hídricos, servidor do IFPB Campus Santa Rita André Luiz, sua principal contribuição é a realização de estudos que permitam diagnósticos e análises para melhoria da qualidade de água em unidades produtivas da agricultura familiar no semiárido brasileiro.

André Luiz afirma que o projeto busca alcançar um modelo de desenvolvimento socialmente igualitário e ambientalmente sustentável no âmbito das unidades familiares de produção, viabilizando o planejamento de estratégias atuando na caracterização da qualidade de água nos imóveis oriundos do crédito fundiário, além de propor a difusão de tecnologias sociais que minimizem o impacto da falta de água potável (salinidade), assegurando assim, a cidadania e permanência no campo.

A meta 3 concentrou sua atuação nas regiões do Seridó, Curimataú, Borborema e Cariri paraibano, locais com os maiores índices de salinidade no estado, já foram percorridos 15 municípios e mais de 30 comunidades para identificação dos critérios de implantação de unidades demonstrativas de dessalinização solar.

Já ocorreram ações do projeto em duas comunidades, beneficiadas com U.D de dessalinização solar, foram os assentamentos Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora das Vitórias, ambos localizadas na zona rural do Município de Cuité-PB.

As comunidades favorecidas com o projeto contam com aproximadamente 200 (duzentas) famílias que habitam na agrovila local, o assentamento dispõe de uma baixa qualidade de água, do ponto de vista da salinidade, porém uma boa oferta na quantidade, local ideal para implantação de Dessalinizadores Solar.

assentamento.jpeg

O assentamento pode ser visualizado através de imagens aéreas obtidas no acervo das mídias do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=uSfsRKJ_I4s&feature=youtu.be

Foram confeccionados e instalados de maneira participativa, organizados em dias de campo, 15(quinze) módulos de Dessalinizadores solar, sendo 5(cinco) módulos no assentamento Nossa Senhora das Graças e 10(dez) em Nossa Senhora das Vitórias.

Cada módulo tem um rendimento médio de aproximadamente 15 (quinze) a 20 (vinte) litros de água tratada por dia, beneficiando diretamente grande parte da população local em ambos os assentamentos em uma gestão compartilhada das águas em contexto comunitário.20201229_115036.jpeg

‘’O projeto do IFPB trouxe nosso maior bem, água doce e de qualidade para nossas crianças, idosos e a população em geral, essa iniciativa foi e será decisiva para o desenvolvimento da comunidade, é um legado deixado para as futuras gerações permanecerem nos assentamentos e terem capacidade de produzir com prosperidade’’, afirma Everaldo Cassiano presidente da associação comunitária de desenvolvimento rural do município de Cuité/PB, morador do assentamento Nossa Senhora das Vitórias.

20201229_115036.jpegOs Dessalinizadores Solares estão sendo implantados pela Associação em Profissionais em Agroecologia – APA sediada em Campina Grande/PB, contratada pelo projeto para difusão da Tecnologia no semiárido da Paraíba.

O projeto conta com a participação de 6 (seis) discentes bolsistas do IFPB Campus Santa Rita, são eles: Gustavo Henrique Borges Pontes, Crisliane Saldanha da Costa, Gabrielle da Silva Oliveira, Williane Emanuelle Rodrigues Viana, Joana Laura Viana de Sousa, Vinicius Bispo da Silva todos discentes do 3° ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente.

Nossa participação no projeto tem sido muito enriquecedora, não apenas nas questões de aprendizado, mas no sentido social, ter a oportunidade de contribuir para a melhoria da vida de pessoas que têm uma realidade tão difícil é muito gratificante e esse sempre foi o nosso maior objetivo, durante o processo tivemos a possibilidade de aplicar os conceitos que aprendemos em sala de aula e entendê-los como funcionam de maneira prática, isso expandiu muito nosso conhecimento de mundo e com certeza foi uma experiência muito valiosa, tanto para minha formação quanto para de meus colegas’’, afirma o discente Gustavo Henrique que está utilizando os resultados obtidos no projeto para seu trabalho de conclusão do curso técnico integrado em Meio Ambiente no IFPB Campus Santa Rita.

A meta 3 encontra-se na fase final de implantação das unidades demonstrativas de dessalinização solar no estado da Paraíba.

IMG-20201026-WA0013.jpegPara fins comprobatórios que permitem diagnósticos para melhoria na qualidade hídrica, em todos Dessalinizadores implantados pelo projeto, ocorrem coletas de amostras de água para posterior análises físico-químicas e microbiológicas, apontando a constatação da eficácia dos sistemas de tratamento, as análises acontecem no LAQAE - Laboratório de Qualidade de Águas e Efluentes no IFPB Campus Santa Rita.

O resultado final da meta 3 será a produção de um relatório que apontará soluções de melhorias na qualidade de água em unidades produtivas oriundas do crédito fundiário do semiárido do Brasil.

registrado em: