Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > DDP orienta servidores sobre portabilidade de carência entre planos de saúde

Noticia

DDP orienta servidores sobre portabilidade de carência entre planos de saúde

Os servidores devem ficar atentos às regras da ANS quando mudarem de operadora.
por Patrícia Lins publicado: 22/02/2021 18h27 última modificação: 23/02/2021 09h48

Quando um servidor muda de plano de saúde, existe a possibilidade de ele aproveitar as carências que foram cumpridas no plano anterior. Basta realizar a portabilidade de carências para o novo plano de saúde e tanto o titular quanto os dependentes têm direito a esse benefício.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentou a portabilidade no fim de 2019 (Resolução Normativa nº 438/2019 - ANS) e criou uma lista de requisitos para que ela possa ocorrer: 

  • O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98);
  • O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado;
  • O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  • O beneficiário deve cumprir o prazo mínimo de permanência no plano: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma Doença ou Lesão Preexistente; se já tiver feito portabilidade para um plano antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos 1 ano ou de 2 anos, caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no plano anterior;
  • O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual.

 Uma cartilha, criada pela ANS, traz as principais informações sobre a portabilidade de carências e a documentação necessária.

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) orienta a leitura da cartilha para todos os servidores que planejam mudar de plano, com atenção especial para os prazos que devem ser cumpridos durante o trâmite da portabilidade. O prazos são referentes, por exemplo, ao período de análise do pedido de portabilidade pelo plano de destino (10 dias) , como também o de cancelamento do plano anterior (5 dias).

Outra recomendação é que o interessado sempre entre em contato prévio com a operadora do plano de destino para garantir que a portabilidade ocorra no período desejado, de modo que não haja janela de cobertura nem problemas na transição da carência.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no Portal da ANS.