Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 01 > IFPB obteve alta execução orçamentária em 2020

IFPB obteve alta execução orçamentária em 2020

A excelente performance do IFPB na execução orçamentária pode ser observada nas despesas discricionárias.
por publicado: 04/01/2021 21h52 última modificação: 08/01/2021 13h22

O Instituto Federal da Paraíba encerrou o exercício orçamentário do ano de 2020 com uma alta execução das despesas discricionárias das ações 2994 (assistência estudantil), 20RG (Reestruturação e Modernização das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), 20RL (Funcionamento das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e 4572 (Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação), considerando as fontes de recurso 00 (recursos primários de livre aplicação) e 44 (títulos de responsabilid.do tesouro nacional).

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças, órgão sistêmico da gestão orçamentária do Instituto, divulgou com alegria o êxito dos números da execução orçamentária no ano de 2020. A diretora de Orçamento, Thaciana Almeida, avalia positivamente o resultado, que, segundo ela,  "foi fruto de um trabalho de equipe que envolveu servidores muito dedicados da diretoria de Orçamento, bem como os servidores que compõem o setor de Orçamento dos campi do IFPB".

Para o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, o ano de 2020 foi muito difícil por conta da pandemia. Ele destaca que, “embora a instituição tenha tido alguma economia com despesas fixas, como água, energia e etc., esta economia foi revertida em prol dos estudantes, com o pagamento de parte do auxílio conectividade e auxílio equipamentos, garantindo, assim, o uso deste orçamento na atividade fim da instituição”. O pró-reitor aproveitou também para enaltecer o trabalho realizado por toda a equipe da Pró-Reitoria, além dos diretores de administração e finanças dos campi, que, nas palavras dele, "todos envidaram esforços para atingir a meta estabelecida pela Pró-Reitoria de Administração, com a obtenção de muitos resultados, apesar do momento difícil e adverso da pandemia".

Já em relação à assistência estudantil propriamente, cuja ação orçamentária é a 2994, pode-se dizer que houve a plena execução do orçamento que constava na LOA 2020. Do orçamento disponibilizado para a execução do IFPB, no valor de R$ 14.210.244,00, apenas R$ 11,11 (onze reais e onze centavos) não foram utilizados, o que representa a execução de praticamente 100% da ação. Este sucesso também foi devido à participação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que vêm acompanhando as ações em todos os campi do IFPB, garantindo que os estudantes recebam as assistências devidas.

O reitor Nicácio Lopes destaca o resultado alcançado. Além da excelente execução orçamentária, Nicácio também comemora o processo de construção da nova sede da Reitoria do IFPB, que contou, também, com o orçamento de emendas parlamentares destinadas à obra. Ambas as ações de investimento (20RL e 20RG) tiveram alta execução. Para Nicácio, “do ponto de vista orçamentário, o IFPB encerra o ano de 2020 com excelentes números e muitas conquistas, dentre elas, o sonho de poder construir a nova sede da Reitoria com praticamente todo o recurso garantido.”

Sobre a gestão orçamentário no IFPB
Embora a proposta orçamentária estabelecida na LOA (Lei Orçamentária Anual) considere a instituição como apenas uma (Instituto Federal da Paraíba), a Reitoria faz a gestão do orçamento de forma descentralizada, ou seja, cada campus recebe o orçamento com base no que é gerado através da metodologia da Matriz CONIF. Desta forma, cada campus tem a sua autonomia para gerir o seu orçamento, que deve ser voltado para seu funcionamento. A execução do orçamento, então, é supervisionada pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças, que tem a missão de fazer a macro gestão da execução, com orientações e normativos, garantindo a plena execução