Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > IFPB realiza cerimônia de posse coletiva virtual para receber novos professores

IFPB realiza cerimônia de posse coletiva virtual para receber novos professores

O evento ocorreu na manhã dessa quarta-feira (30/09) e foi transmitido pela TV IFPB
por Patrícia Lins publicado: 30/09/2020 13h31 última modificação: 30/09/2020 13h43

"Com essa cerimônia, o IFPB celebra a conquista de cada um de vocês", declarou o Reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, no início da sua fala na Cerimônia de Posse Coletiva de Novos Servidores, realizada na manhã de hoje, 30 de setembro de 2020. Essa foi a primeira cerimônia de posse de servidores realizada de forma virtual no IFPB e foi uma oportunidade de acolhimento aos 14 novos professores que foram aprovados no último concurso público do IFPB. A transmissão ao vivo ocorreu na página da TV IFPB, no YouTube.

Professora Bruna leu o Termo de Compromisso Ético

Participaram do evento os Pró-Reitores do Instituto e representantes das Pró-Reitorias, os Diretores Sistêmicos da Reitoria, além dos Diretores Gerais das unidades do IFPB. O Termo de Compromisso Ético foi lido pela recém-ingressa Bruna Franco Neto, logo após a leitura do Termo de Posse, feita pelo Diretor Geral de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo.

Aguinaldo Tejo, Diretor da DGEP

Em sua fala, Tejo declarou a sua alegria incontida em receber os novos servidores e os chamou a assumirem, junto com os demais servidores que fazem o IFPB, "a responsabilidade de colocar em prática a Missão do Instituto, pois somente o saber é capaz de transformar a sociedade".

Professora Mary Roberta, Pró-Reitora de EnsinoEm um discurso emocionado, a Pró-Reitora de Ensino, Professora Mary Roberta Marinho, afirmou que "esse foi um dia histórico na vida dessa instituição de 111 anos, a qual se mantém jovem através da renovação de ideias, proporcionada pela chegada de novos servidores, como ocorreu hoje." Mary falou ainda que, mais do que compromissos firmados, assumir o cargo de docente em uma instituição como o IFPB representa a satisfação de interagir com pessoas e de transformar a comunidade local, através de ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Por sua vez, o Professor Nicácio revelou que havia telefonado recentemente para os nomeados, com o objetivo de dar pessoalmente os parabéns pela chegada ao IFPB, e que essa primeira interação foi marcada por muita emoção. O Reitor aproveitou a sua fala durante a cerimônia para discorrer sobre a história do IFPB e pela expansão que o Instituto e a Rede Federal passaram nos últimos anos. Ele ressaltou também que o processo de acolhida de novos servidores sempre se dá com muito carinho e com muita alegria. E ainda afirmou: "está nas mãos de cada um de vocês o destino de jovens e de adultos que compõem o nosso quadro de alunos, de modo que esse destino seja modificado positivamente a partir da contribuição de cada um, no exercício do seu papel de professor".Professor Nicácio Lopes, Reitor do IFPB

A emoção dessa acolhida também foi retratada nos depoimentos dos empossados, como o de David Edson, Professor de Informática que foi lotado no Campus de Catolé do Rocha. Para ele, a cerimônia de posse foi um momento "muito acolhedor. Já passei por outras instituições e nunca senti tanto carinho", declarou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo Professor Stanley Borges, que assumirá a disciplina de Matemática no Campus Cajazeiras: "a cerimônia de posse foi magnífica. Obrigado pela maravilhosa e acolhedora recepção. Feliz em fazer parte dessa instituição e nova família", afirmou o docente.

Os recém-nomeados entrarão em exercício nos próximos dias e se apresentarão aos gestores das unidades para os quais foram designados. A tradicional Ambientação de Novos Servidores, evento realizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, também ocorrerá de forma virtual, com previsão para o início de novembro, e contemplará ainda os servidores que ingressaram no IFPB no último mês de março.