Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > Colégio de Dirigentes prorroga a suspensão das atividades didático-pedagógicas presenciais

A prorrogação da suspensão das atividades didático-psicopedagógicas vai até o dia 31 de outubro
por publicado: 25/09/2020 17h52 última modificação: 25/09/2020 20h36

O Colégio de Dirigentes (CODIR) prorrogou, por unanimidade, a suspensão das atividades didático-pedagógicas presenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) até o dia 31 de outubro. A decisão foi tomada por diretores-gerais de unidades do IFPB e pró-reitores durante a 27ª reunião do órgão consultivo, ratificando a recomendação do Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação da pandemia. A medida pretende colaborar com a política de afastamento social adotada para evitar a disseminação da Covid-19.

A reunião também tratou dos processos seletivos para cursos regulares que estão em andamento no IFPB. O Processo Seletivo para Cursos Técnicos Subsequentes (PSCT) (para quem já concluiu o ensino médio) que estão com as inscrições em andamento até o dia 02 de outubro e o Processo Seletivo para Cursos Superiores (PSCS). A pró-reitora de Ensino Mary Roberta ressaltou que todo o processo de seleção está sendo realizado por meio da internet e que isso representa uma evolução no modo como são feitas as seleções. “A Instituição tem 111 anos e continua se renovando a cada ano”, comenta.

A pró-reitora anunciou que, atendendo a solicitação do diretor-geral do Campus João Pessoa Neilor Cézar e do chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Alecsandro Monteiro Krame, está dispensada a apresentação dos Relatórios Semanais de Atividades e Planos de Trabalho Individuais os ocupantes de Cargos de Direção (CD), Funções Gratificadas (FG) e Funções de Coordenadores de Cursos (FUC), que estejam desempenhando as funções gerenciais de Diretores de Desenvolvimento do Ensino, Chefes de Departamentos de Ensino, Chefes de Unidades Acadêmicas e Coordenadores de Curso/Áreas. A portaria já está pronta e aguarda assinatura do reitor.

Outra notícia positiva foi dada pelo diretor da EaD, Francisco Lima. O IFPB vai ofertar vagas de especialização em Educação Profissional e Tecnológica. A ação beneficiará professores da rede pública que atuam no ensino tecnológico, mas não têm licenciatura. Francisco acrescentou que o número de vagas podem ser ampliadas se constada a necessidade, após um levantamento que será realizado.

Ainda falando em processos seletivos, o diretor do Polo de Inovação do IFPB Erick Augusto Gomes de Melo lembrou que estão abertas as incrições para preenchimento de 100 vagas em Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EAD). Trata-se de uma Certificação da HUAWEI HCIA - R&S, voltada para a área de Tecnologia da Informação (TI). Ele ressaltou a importância da participação dos alunos nas atividades do Polo para a inserção deles no mercado de trabalho.

O pró-reitor de Administração e Finanças Pablo Andrey falou sobre a execução orçamentária e apresentou um cronograma chamando a atenção para os prazos para a finalização do orçamento. O pró-reitor também falou sobre a atuação do IFPB no combate a Covid-19 fornecendo álcool a 70% e protetores faciais para unidades de saúde em todas as regiões da Paraíba.

A Pró-Reitoria de Extensão, por meio da pró-reitora em exercício Maria José Batista Bezerra de Melo manifestou a intenção de inserir o IFPB no primeiro curso de formação profissional “Rompendo Barreiras – robótica e inteligência artificial para tetraplégicos”. O curso propõe formação técnica e profissional para jovens tetraplégicos e paraplégicos com cognitivo preservado, utilizando tecnologia assistiva e robótica com possibilidades de inclusão no setor produtivo. Desenvolvido inicialmente pelo Instituto Federal de Brasília que por iniciativa da Setec e do Conif convidou outras instituições da Rede Federal para elaborarem projetos nesta perspectiva. O reitor Nicácio Lopes e o diretor do Polo de Inovação Erick Augusto apoiaram a iniciativa da PROEXC.

Homenagem aos 111 anos do IFPB

Ao final da reunião o reitor Nicácio Lopes fez uma reverência ao IFPB, convidando aos presentes para refletir sobre a grandeza da Instituição centenária. Ele exaltou a história grandiosa dessa Instituição fundada em 1909 pelo presidente Nilo Peçanha com o desafio de habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna.

Emocionado, o reitor lamentou o cenário atual do mundo em função da pandemia, mas lembrou que a Instituição já superou muitos problemas no decorrer desses 111 anos, através dos quais ela tem prestado uma grande contribuição para o país. Agradeceu o esforço dos homens e mulheres que dedicaram suas vidas para o desenvolvimento da juventude. “É com muita dignidade que nós exercitamos a nossa profissão como educadores, como professores e como técnicos que somos. Deixo aqui a minha emoção de me reportar a uma Instituição que transforma vidas. Gostaria de pedir a cada um de nós que mantivéssemos acessa a chama da esperança e do fortalecimento da nossa Instituição”, finaliza o reitor.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB - DGCOM