Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Projeto Há Braços encerra atividade com sarau de confraternização na sexta

Projeto Há Braços encerra atividade com sarau de confraternização na sexta

Comunidade passará a ser atendida pelos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial
por publicado: 03/09/2020 11h03 última modificação: 03/09/2020 14h55

O Projeto Há Braços, criado em 23 de março, por psicólogas e psicólogos do IFPB em conjunto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) encerra suas atividades nessa semana. “Considerando o importante papel da instituição escolar na vida dos estudantes e as demandas que o atual cenário impõe, o Há Braços foi um projeto pensado, como uma forma de proporcionar apoio emocional e contribuir para amenizar as angústias que surgiram com a emergência da pandemia da covid-19 durante o período de suspensão das atividades de ensino nos diversos campi do IFPB”, explica a assistente e psicóloga da PRAE, Ana Carolina Simões.

A decisão de encerrar o Projeto veio com o início das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs), nesse mês de agosto, em vários campi da instituição. Na avaliação da equipe, a comunidade estudantil do IFPB está aos poucos retornando ao convívio com seus colegas e professores e iniciando uma rotina escolar. “Nesta nova fase, o suporte psicológico passará a ser ofertado aos estudantes por meio dos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS)”, informa Ana Carolina.

Os NAPS estarão presentes em todos os campi da instituição, formados por uma equipe multiprofissional com o objetivo de acompanhar estudantes e servidores nas condições de conectividade, acessibilidade social e saúde psicológica, conforme determina a Resolução nº 28/2020 do Conselho Superior do IFPB. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia e suas consequências sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ana Carolina informa que a regulamentação dos NAPS está em andamento e é um esforço conjunto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Diretoria de Gestão de Pessoas (DGEP) e de servidores de vários campi.

O projeto Há Braços teve início com atividades direcionadas aos estudantes, utilizando-se de ferramentas virtuais, como grupos de WhatsApp e Instagram. Durante cinco meses, profissionais de psicologia do IFPB estiveram em contato com os estudantes promovendo reflexões, diálogos, exercícios, momentos culturais. As atividades desenvolvidas trabalharam diversas temáticas relevantes, como: pensamentos, felicidade, motivação e inteligência emocional. Além disso, o projeto promoveu a realização de escutas psicológicas com os estudantes que solicitaram. "Acredito que tivemos mais de 250 atendimentos", comentou Ana Carolina.

Para celebrar o retorno das atividades de ensino, a finalização de um ciclo e a estruturação desta nova forma de suporte à comunidade estudantil, os psicólogos participantes do projeto Há Braços convidam todos os membros da comunidade escolar, em especial aqueles que participaram de alguma das várias atividades do projeto, para um momento de confraternização on-line, na sexta-feira. O encerramento será na forma de Sarau, em 04 de setembro, a partir das 17h pelo Instagram do projeto @habracospsi.