Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Programas do governo são apreciados pelo Colégio de Dirigentes

Programas do governo são apreciados pelo Colégio de Dirigentes

Além do PNAE e do Programa Alunos Conectados, Codir discutiu temas de interesse locais
por Patrícia Nogueira publicado: 31/08/2020 13h23 última modificação: 31/08/2020 19h51

O Colégio de Dirigentes do IFPB realizou nesta sexta-feira (28) a 25ª reunião extraordinária por meio de webconferência. Na pauta, quatro temas foram discutidos. Dois deles versaram sobre a adesão a programas governamentais: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alunos Conectados. Além destes, também foi debatido sobre Auxilio Inclusão Digital para Aquisição de Equipamentos e sobre  minuta para o controle de acesso para desenvolvimento de pesquisa. Ainda nesta reunião o colegiado acatou a sugestão do comitê de crises em prorrogar a suspensão das atividades presenciais até dia 30 de setembro.

O PNAE, juntamente com os auxílios alimentação oriundos da assistência estudantil, irá garantir a distribuição de cestas reuniao codir 4.pngbásicas aos estudantes do IFPB. Uma chamada interna está sendo elaborada para que os discentes preencham seus dados e os campi possam organizar uma logística de distribuição dos kits alimentação. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo lembrou que essa política já era adotada pelo IFPB no formato de distribuição de lanche e quentinhas, ou por meio do fornecimento de refeições nos restaurantes estudantis. Com a pandemia houve a possiblidade de adequar a oferta por meio de distribuição de kits de alimentação.

O segundo tema abordado pelos gestores foi a adesão do IFPB ao programa Alunos Conectados Vulneráveis da RNP em parceria com o MEC. O programa prevê a distribuição de chips das operadoras Oi e Claro  aos estudantes carentes que não tem acesso à internet para conseguir participar das atividades remotas. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, os discentes que estão contemplados no edital interno de inclusão digital não poderão acumular os dois benefícios, devendo fazer a migração para o programa governamental, ressalvados as situações peculiares de cada aluno.

O Diretor de TI do IFPB, Fábio Albuquerque, explicou que cada campus deverá enviar a relação de alunos dos alunos contemplados com a conectividade com seu respectivo endereço para que a RNP mapeie e faça a solicitação dos chips às operadoras. O processo será feito via SUAP. De acordo com a DTI, a princípio será disponibilizado 20 giga de dados móveis durante 30 dias. As orientações por parte da DTI serão publicadas ainda hoje (28).

reuniao codir 2.pngO  Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, afirmou que com a adesão ao programa do governo federal, o IFPB poderá canalizar os recursos que seriam utilizados ao pagamento do auxílio inclusão digital para outras finalidades, a exemplo da concessão de um auxílio para a compra de equipamentos, cujo edital já está em vias de divulgação. Ele ressaltou a preocupação de que nenhum aluno fique de fora do processo de ensino-aprendizagem por falta de acesso à internet.

A política de auxílio para a aquisição de equipamentos foi submetida e aprovada pela Procuradoria do IFPB e será apresentada na próxima semana às assistentes sociais para que sejam enviadas e divulgados nos campi. A ideia é conceder um valor em cota única para a compra do equipamento, que vai variar de acordo com os campi e com a necessidade de cada curso.

A PRPIPG apresentou uma minuta sobre Controle de Acesso para Desenvolvimento de Pesquisa que foi apreciada pelos reuniao codir 3.pngmembros do Codir. O documento normatiza sobre a utilização de laboratórios nos campi para a realização de pesquisas científicas, a continuidade dos pagamentos e também orienta para a continuidade das pesquisas que podem ser feitas de forma remota, garantindo a segurança sanitária dos envolvidos. Os membros do Codir decidiram por amadurecer a discussão da minuta por mais duas semanas.

Por fim o colegiado deliberou pela continuidade da suspensão das atividades presenciais até o dia 30 de setembro.