Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > I Fórum Brasileiro de Enfermagem Escolar terá participação do IFPB

I Fórum Brasileiro de Enfermagem Escolar terá participação do IFPB

IF Sertão-PE é o organizador do evento que está com inscrições abertas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 14/08/2020 17h00 última modificação: 14/08/2020 17h00

Neste ano, a temática de saúde se impôs fortemente no cotidiano de todos. Com esse contexto, os profissionais de saúde vinculados a diversas instituições de ensino brasileiras estão organizando o I Fórum Brasileiro de Enfermagem Escolar. O evento é organizado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e já tem participação do IFPB garantida.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis do Instituto Federal da Paraíba, Manoel Pereira de Macedo Neto, é um dos palestrantes do evento. Ele vai abordar o “Panorama das ações e serviços de saúde oferecidos aos estudantes nas instituições de ensino federais" no dia 27 de agosto. O tema faz parte da mesa de debate “Normatização das ações de enfermagem escolar no Brasil”, programada das 9h às 11h.

O I Fórum Brasileiro de Enfermagem Escolar vai ocorrer de 26 a 28 de agosto, sendo totalmente online, via Google Meet. Os profissionais de enfermagem que atuam no ambiente escolar são o público-alvo do evento e podem realizar as inscrições até o dia 25 de agosto. Acesse aqui a plataforma IFEventos para efetivar a inscrição e acessar a programação completa.

O evento é promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) do IF Sertão-PE, com o apoio de profissionais de enfermagem vinculados a diversas Instituições Federais de Ensino. Entre os participantes, está a UFPB, IFCE, IFS e IFBaiano. É possível se inscrever para cada atividade em particular. Não há taxa de inscrição.

A enfermeira do Campus Itaporanga do IFPB, Malu Micilly Porfirio Santos Pinto, é uma das organizadoras do evento. Ela conta que a ideia do Fórum surgiu em conversas entre profissionais de enfermagem dos Institutos Federais e por isso espera-se a participação de todos os IFs.

“O evento traz várias temáticas para fortalecer a nossa prática diária, para melhorar nossa assistência diária aos servidores e estudantes. Queremos também organizar a Associação Brasileira de Enfermagem Escolar, desejamos que essa especialidade seja reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem. Com as referências que temos, os conferencistas, vamos ter uma discussão muito rica, vai esclarecer muitas dúvidas dentro da nossa pratica assistencial dentro dos Institutos”, destacou a enfermeira Malu Porfirio.

Além de mesas de debates, serão realizados grupos de trabalho e conferências com profissionais de várias regiões do país. Os principais objetivos do Fórum são consolidar a enfermagem escolar e capacitar profissionais da área.

O pró-reitor Macedo destacou a importância do evento e lembrou que a PRAE tem um Programa de Atenção à Saúde do Estudante, que faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFPB, estando a pasta em contato permanentemente com profissionais de saúde dos campi. “O evento é uma oportunidade de trocar experiência com outras instituições para fortalecer essa ação voltada para a saúde de nossa comunidade. Há profissionais do IFPB bem envolvidos com o evento e a expectativa é fortalecer essas ações de saúde com a participação de nossos servidores”, comentou Macedo.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: IF Sertão-PE