Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Gestores realizam capacitação sobre gerenciamento de riscos

Gestores realizam capacitação sobre gerenciamento de riscos

Reitor abriu a consultoria virtual conduzida pela Auditoria Interna
por Ana Carolina Abiahy publicado: 27/08/2020 18h23 última modificação: 28/08/2020 14h08

Na tarde desta quinta-feira, gestores da Reitoria do IFPB e dos campi participaram de uma capacitação sobre gestão de riscos. A consultoria foi conduzida pela Auditoria Interna do Instituto Federal da Paraíba e convocada pelo reitor Nicácio Lopes. Participaram os membros do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (GIRC), instituído na Portaria 2268/2019.

O evento realizado via Google Meet foi aberto oficialmente pelo reitor do IFPB que considerou a capacitação “uma iniciativa louvável em uma das áreas mais sensíveis na área pública”. A capacitação foi conduzida pelo Auditor Interno Geral Bruno Rodrigues Cabral e pelo auditor Kleber Cordeiro Costa, da Divisão de Planejamento e Execução de Auditoria. Conforme destacou o reitor Nicácio, a capacitação está em consonância com o trabalho da Diretoria de Planejamento Institucional do IFPB, que tem a frente a servidora Elaine Pereira de Brito.

AUDITORIA IFPB NICACIO.jpeg “O evento tem uma relevância singular porque a temática da gestão de riscos já está consignada nas obrigações das instituições desde 2016. Está no escopo de responsabilidade dos gestores e atores públicos. É preciso que todos tenham um olhar atento de precaução. Quero estender aqui um agradecimento a Elaine que tem tido uma percepção muito focada no planejamento das ações de nosso Instituto”, frisou o reitor.

O professor Nicácio dirigiu-se especialmente aos diretores dos campi que compõem o Comitê. “Estamos administrando um grande patrimônio: o Instituto Federal da Paraíba. O grau de responsabilidade recai sobre nós acerca da concepção das políticas públicas. Temos uma multiplicidade e complexidade grande e estamos administrando orçamento público oriundo de tributos pagos com muito esforço pela população brasileira”, destacou o reitor do IFPB.

De acordo com o reitor, “a Auditoria Interna é como o guardião dos grandes vetores que regem as ações públicas”. Ele ressaltou que além do grande aprendizado da capacitação, o encontro possibilita um momento de interatividade e troca de vivências entre os gestores e apontou que essas ações não serão pontuais, mas um acompanhamento cotidiano.

Segundo o auditor Bruno Cabral, a capacitação objetiva esclarecer sobre gerenciamento de risco e controle interno, de modo generalista com casos práticos, tratando de dúvidas e com exercícios. Ele frisou que cada servidor tem o papel de gerenciar riscos. “A missão da auditoria agrega valor à instituição ao fazer fiscalização e consultoria. O Gerenciamento de risco e controle interno faz parte da Governança”, apontou Bruno Cabral.

O auditor Kleber Cordeiro comentou que a capacitação surgiu a partir da identificação de melhorias na gestão de riscos. Além dos pontos terem sido enviados em relatório ao Conselho Superior, o encontro virtual surgiu como mais uma forma de disseminar o conhecimento. Kleber informou que está sendo elaborado um Manual de Gestão de Riscos para orientar os gestores do IFPB como uma forma de consultoria mais permanente e personalizada com a realidade da instituição. Uma minuta desse Manual foi trabalhada durante a capacitação e os auditores destacam que o documento será analisado e finalizado pelo Comitê.

Na capacitação, membros do Comitê puderam fazer interferências e esclarecer dúvidas. A diretora de Planejamento Elaine destacou que um plano de gestão de riscos deve ser feito por cada unidade. Ela comentou sobre as linhas de defesa da instituição que estão colocadas dentro do Manual e o papel que o servidor pode desempenhar em cada uma delas. O Manual elaborado pela Auditoria Interna do IFPB trabalha com planilhas e Sistemas e um Plano de Gestão de Riscos, com matrizes de responsabilidade.

Texto e fotos: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCOM