Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Colégio de Dirigentes faz balanço das atividades em andamento no IFPB

Colégio de Dirigentes faz balanço das atividades em andamento no IFPB

Membros discutiram dados da Plataforma Nilo Peçanha, Atividades Não Presenciais, Inclusão digital e outros temas
por Patrícia Nogueira publicado: 14/08/2020 15h26 última modificação: 14/08/2020 15h29

O colégio de Dirigentes do IFPB realizou a 32ª reunião ordinária nesta sexta-feira (14), por meio de webconferência,  para apresentar e discutir o andamento dos processos e atividades no âmbito do IFPB.

Uma das novidades anunciadas na reunião é a continuidade da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que possibilitará ao IFPB a aquisição de cestas básicas para serem distribuídas entre os alunos que são anualmente contemplados pelo programa. A previsão da Pró-Reitoria de Administração e Finanças é de que até o fim do mês o Instituto esteja apto a fazer a doação de alimentos a estes estudantes. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, explicou que o IFPB recebe anualmente um aporte de recursos do PNAE, mas até então não havia sido possível a sua execução em função da pandemia.

No entanto, recentemente foi autorizada a viabilização desse recurso por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante o período de estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou a importância dessa ação: “Uma importante conquista, uma vez que, desde o começo da pandemia, a gente vem lutando contra as dificuldades impostas aos alunos, na tentativa de minimizá-las”.

Para o Reitor Nicácio Lopes, será uma oportunidade de mitigar as grandes dificuldades pelas quais passam nossos estudantes. Ele ressaltou que o processo vem sendo analisado com cuidado, pois envolve um volume de recursos expressivos que estará disponibilizado para, mediante licitação, adquirir itens de mantimentos, cestas básicas, para distribuir com os estudantes.

Um outro informe repassado pela PRAF foi sobre a produção de insumos pelos campi de Cabedelo, João Pessoa, Sousa e Pedras de Fogo que estão recebendo recursos para a produção de itens como álcool em gel, faceshields, agua sanitária e máscaras de tecido para doação a hospitais públicos. Na reunião, foi estabelecido como se dará a logística de distribuição desse material e foi formado um grupo de trabalho para auxiliar no mapeamento e execução das doações.

reitor nicacio.pngO IFPB Solidário foi outro ponto referenciado na reunião. Aproximadamente 27 toneladas de alimentos já foram doados. O Reitor Nicácio Lopes parabenizou o empenho dos campi e fez um apelo para que as doações não parem. “Essa tem sido uma campanha muito positiva, estamos de fato cumprindo o nosso papel, tentando diminuir o sofrimento do nosso povo e fazendo chegar as cestas básicas às comunidades vulneráveis. Vamos estimular a nossa comunidade a participar e manter esse ritmo de crescimento”, conclamou o Reitor. Também foi feito um reconhecimento a todos que contribuiram com doações ao estudante do Campus Guarabira que estava em situação de extrema vulnerabilidade.

A Pró-Reitoria de Ensino apresentou os indicadores institucionais na Plataforma Nilo Peçanha e fez uma análise sobre a apresentacao plataforma nilo peçanha -.pngperformance do IFPB no tocante a alguns indicadores como: Índice de Eficiência Acadêmica, Matrículas por campi, Percentual de evasão, Relação de matrículas por professor (RAP), Índice de verticalização.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta, será marcado um segundo momento para uma discussão mais detalhada e uma reflexão ampliada sobre esses indicadores, observando os pontos fortes e fracos e tomando como exemplo o crescimento de outros Institutos da Rede Federal.

reuniao do codir dia 14-08.pngPor fim, os Diretores Gerais apresentaram sobre o andamento das Atividades Não Presenciais e dos Auxílios de Inclusão Digital nos campi. Um relatório das comissões locais com o detalhamento do planejamento das ações e o calendário letivo será enviado à PRE e ao CODIR para o acompanhamento.