Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 > Intérpretes de Libras se reúnem com Pró-Reitorias e Sindicato

Noticia

Intérpretes de Libras se reúnem com Pró-Reitorias e Sindicato

O Ensino e a Assistência Estudantil debatem novas condições de trabalho durante a pandemia
por publicado: 26/05/2020 16h31 última modificação: 26/05/2020 16h31

Tradutores e Intérpretes de Libras do IFPB reuniram-se com as Pró-Reitorias de Ensino e de Assistência Estudantil e com membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Profissional e Tecnológica, nesta terça-feira, 26 de maio. A pauta tratava das novas necessidades trazidas pelo contexto da pandemia para os intérpretes de Língua Brasileira de Sinais em todos os campi do IFPB. Eles destacaram as dificuldades vivenciadas pelos estudantes com necessidades específicas neste período em que há suspensão de atividades presenciais.

O Sintef-PB foi o intermediário do encontro após realizar uma reunião com os intérpretes e tradutores de Libras em 11 de maio. O encontro teve representantes do quadro do IFPB e profissionais contratados da empresa Clarear, prestadora de serviço na área. Uma das preocupações é a capacitação para a atividade em ambiente virtual, que requer inclusive novos equipamentos. Foi deliberado que os encaminhamentos serão tratados pelas Pró-Reitorias envolvidas e no Colégio de Dirigentes e de Dirigentes de Ensino.

As Pró-Reitorias comprometeram-se a realizar reuniões com os Núcleos de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais (Napnes) nos campi. Além disso, a capacitação dos Tradutores de Libras das equipes multiprofissionais para a atuação na Educação a Distância e nas tecnologias da Informação e Comunicação deve ser ampliada, visando contribuir com a melhoria do processo educacional em atividades presenciais ou não presenciais.

Para a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, “a reunião foi bastante importante, pois fortalece a participação de todos os educadores no planejamento das atividades acadêmicas da instituição”.

De acordo com Nemuel Gonçalves de Lima, Intérprete de Libras do Campus João Pessoa, a conversa com a PRE e a PRAE reforça o comprometimento da instituição com a causa da inclusão social e a qualidade de vida dos profissionais envolvidos na acessibilidade da comunidade. “Apontamos para a necessidade de equipamentos básicos que vão nos possibilitar a prestação da acessibilidade comunicacional e informacional. Os tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS) do IFPB estão comprometidos em encontrar soluções para continuar prestando o serviço com qualidade. Esse período de crise mundial também está servindo para mostrar para nós e para a instituição o quão versátil é a nossa atuação”, ressaltou Nemuel.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macêdo Neto, considerou a reunião muito produtiva. “Nos deu a oportunidade de pensar atividades que quando concretizadas tendem a melhorar e criar condições mais efetivas de inclusão já que ações inclusivas a gente vem trabalhando no IFPB mas passam a ser um novo desafio neste contexto da pandemia”.

“O Sintef-PB compreende a importância do estabelecimento de espaços de debate entre todos os trabalhadores e trabalhadoras da instituição, e, no caso específico dos Tradutores e Intérpretes de Libras, levando em consideração as especificidades da categoria no contexto de tantas demandas impostas pela pandemia”, destacou Zuíla Couto, representante do Sindicato.

DGCOM com material da PRE

registrado em: ,