Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 > Curso de Design Gráfico promove campanha para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

Veja como participar
por Patrícia Nogueira publicado: 20/05/2020 11h37 última modificação: 05/11/2021 14h53

A campanha Retrato Ilustrado, promovida pelo curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo tem movimentado as redes sociais nas últimas semanas. A ação tem por objetivo arrecadar fundos para o IFPB Solidário para a compra de produtos de primeira necessidade destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Assim, um grupo de ilustradores dentre alunos e professores do curso de Design Gráfico e colaboradores externos estão fazendo retratos de pessoas através de uma doação simbólica de R$35,00. A campanha está na terceira rodada e já arrecadou mais de R$5.000,00.

A professora Renata Cadena, Coordenadora do Curso de Design Gráfico, é uma das idealizadoras da campanha junto com o professor Daniel Lourenço, que ministra a disciplina ilustração. Ela explica que a inspiração para lançar a campanha veio a partir do exemplo de uma ilustradora do Rio Grande do Norte, Anatriz, que fez um trabalho semelhante.  “Com o prolongamento do período de isolamento e com a criação da campanha do IFPB Solidário, pensamos que teríamos o tempo e a destinação segura para um projeto semelhante. Sobre os recursos humanos, a gente já sabia que no nosso curso temos ilustradores talentosos. Pensamos então em unir o tempo livre de alguns estudantes junto à vontade de ajudar as pessoas que estão passando um aperto nesta quarentena”, contou a professora Renata.

Segundo o balanço da campanha, na primeira rodada foram feitos 35 retratos. Já na segunda rodada o número aumentou para 53. A cada ficha vendida, um retrato é entregue. Na terceira rodada foram vendidas 67 fichas. Os retratos vão sendo feitos ao longo da semana e enviado para os participantes por email. Todo o recurso arrecadado é destinado à campanha IFPB Solidário.

De acordo com o Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Costa, a campanha começou com 35 ilustradores e hoje já são mais de 60 profissionais colaborando. A divulgação dos trabalhos está sendo feita por meio do perfil do Curso de Design Gráfico no Instagram  @designgraficoifpb.

Para ter o seu retrato em forma de ilustração, basta fazer a doação do valor de R$35,00 para a campanha IFPB Solidário (Banco do Brasil - Agência: 1618-7 - Conta Corrente: 13.641-7 - Titular: FUNETEC - CNPJ: 02.168.943/0001-53) e enviar o comprovante para o email retratoilustradoifpb@gmail.com. Será enviado o número da  ficha e o nome de quem vai fazer o  retrato. O e-mail deve ser respondido com o envio de 5 fotos mais um texto falando sobre a pessoa/bichinho.

Depois de uma semana, o participante receberá o arquivo digital do seu retrato, que poderá ser usado nas redes sociais ou impresso em produtos diversos. Ao fim da campanha, será revelado os 67 retratos no perfil do @designgraficoifpb.

campanha retrato ilustrado 6.jpgcampanha retrato ilustrado 5.jpg
campanha retrato ilustrado 4.jpg campanha retrato ilustrado 3.jpg