Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > IFPB recebe comitiva do IFAL

IFPB recebe comitiva do IFAL

Grupo veio conhecer a estrutura do IFPB e sua experiência com o recredenciamento
por Patrícia Nogueira publicado: 13/02/2020 09h42 última modificação: 20/02/2020 11h40

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, recebeu na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da Casa Rosada uma comitiva de servidores do Instituto Federal de Alagoas, acompanhados pelo reitor Carlos Guedes.

A visita teve por objetivo conhecer a experiência do IFPB no processo de recredenciamento institucional e dialogar sobre as políticas de acesso, permanência e êxito implantadas pela instituição.

O grupo foi recebido no auditório, momento em que acontecia também a realização da solenidade de boas vindas aos estudantes estrangeiros do convênio PEC-G. Em seguida, após a recepção, o grupo do IFAL se dividiu em áreas específicas e se reuniu de forma individualizada com os setores.

Estavam presentes os gestores das cinco Pró-Reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Assuntos Estudantis e Administração), bem como membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Diretoria de Obras, Diretoria de Comunicação e Marketing e diretores de campi e polo de inovação.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer a experiência do IFPB na implantação do Processo Seletivo de Cursos Técnicos por meio da avaliação por análise do histórico escolar. “Um processo mais democrático e que demanda menos despesa aos cofres públicos. A nossa experiência tem sido bem positiva”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino. Também foi mostrado como se deu o processo de recredenciamento institucional, com a ajuda da CPA. Os demais setores apresentaram a sua experiência na implantação das políticas públicas (acessibilidade, inovação, comunicação, biblioteca, e outras) que visam a qualidade e excelência da educação.

visita do ifal a prpipg.jpgA PRPIPG recebeu a visita dos professores: Danielle Clara Santana - Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Flávio Mota Medeiros - Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Maceió, Eunice Palmeira - Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Praduação e Inovação do IFAL, Ricardo Luis Alves de Oliveira Ribeiro - Coordenador de Pesquisa,  Pós-Graduação e Inovação do campus Rio Largo, Eugênio Bastos da Costa - Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAL do campus Coruripe. A equipe conheceu as ações desenvolvidas pela PRPIPG e compartilhou processos e experiências.

“É com muita honra que recebemos a equipe do Instituto Federal de Alagoas, que é nossa co-irmã e temos um diálogo 20200212_100338.jpgmuito próximo. Somos todos uma grande família na Rede Federal, em especial o Nordeste. Hoje teremos um momento importante de troca de vivências e experiências em determinadas áreas temáticas”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes.

Para o reitor do IFAL Carlos Guedes, “é uma felicidade poder compartilhar e trocar experiências com o IFPB, temos muito o que aprender com vocês”, comentou. A equipe visitou também o Campus Campina Grande e o Campus João Pessoa.