Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > Capes lança oportunidade de doutorado pleno nos EUA

Noticia

Capes lança oportunidade de doutorado pleno nos EUA

Inscrições até 11 de março
por publicado: 07/02/2020 10h34 última modificação: 07/02/2020 10h35

A CAPES em parceria com a Fulbright lançou edital para programa de doutorado pleno nos Estados Unidos em oito áreas do conhecimento. São 20 bolsas com inscrições até o dia 11 de março.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 03.

Para a Diretora de Pós-Graduação do IFPB. Deyse Morgana das Neves Correia, essa é uma excelente oportunidade para os brasileiros que querem realizar uma pós no exterior, pois garante o custeio da qualificação por até 6 anos. “O beneficiário receberá, além da bolsa mensal, a cobertura das taxas acadêmicas e administrativas, o seguro saúde, a passagem aérea de ida e volta e o auxílio instalação”, comentou a Diretora.

As áreas do conhecimento que fazem parte do programa são: Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística (Letras e Artes).

O Programa forma recursos humanos de alto nível nos EUA. Assim, pretende aumentar a visibilidade internacional sobre a produção científica, tecnológica e cultural brasileira, além de fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas, ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

O selecionado receberá auxílio anual de até US$ 165 mil. O início das atividades está previsto para agosto de 2021.

O site da Capes disponibiliza um FAQ-Perguntas frequentes para dirimir as dúvidas dos interessados sobre o edital: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/fulbright_doutorado_pleno/06022020_FAQ__DP-EUA__EDITAL08.2020._versao_final_para_publicacao_06.02.2020pdf.pdf 

Link do edital Nº 08/2020: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/03022020_EDITAL_8_2020_-_Fulbright_Doutorado_Pleno.pdf

*Assessoria de Comunicação do IFPB com informações da CAPES.

*Foto: CAPES

registrado em: