Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Seminário discute saúde mental no campo educativo

Seminário discute saúde mental no campo educativo

O principal objetivo é promover a saúde mental de alunos e servidores por meio do debate sobre a promoção, a prevenção e o cuidado
por publicado: 06/12/2019 10h30 última modificação: 10/12/2019 12h06

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) iniciou na manhã dessa segunda-feira (09), no Auditório José Marques, Campus João Pessoa, o Seminário de Saúde Mental: Promoção, prevenção e Cuidado no Campo Educativo.

O objetivo é compartilhar a produção da Cartilha de Saúde Mental, fruto do esforço coletivo, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental (GTMS) do IFPB, e se propõe a discutir estratégias apresentadas por uma equipe composta por profissionais que atuam em diversas áreas relacionadas a saúde e ao ensino.

Participando da abertura do evento, o reitor do IFPB Nicácio Lopes disse este é um momento de muita alegria para o IFPB. Na oportunidade o reitor agradeceu a todos os que contribuíram para a elaboração do material, citando nominalmente cada um dos participantes, sobretudo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

Ainda falando sobre a cartilha, Nicácio elogiou a qualidade do material que será distribuído para todos os que trabalham na orientação dos alunos do IFPB. Ele ressaltou que é necessário que a Instituição crie mecanismos que atuem na profilaxia do problema, visto que o Brasil apresenta elevados números de acometimentos por doenças de natureza mental. “É preciso que sejamos vigilantes”, finaliza.

De acordo com o professor Macedo a ideia da cartilha surgiu da necessidade apresentada nos diversos campi do IFPB, colhidas a partir de levantamentos da PRAE em diversos momentos. “Entendemos que esse é um problema de natureza complexa e não diz respeito apenas ao IFPB. É necessário fazer alguma coisa para prevenir e minimizar os problemas”.

Em sua apresentação, a diretora de Articulação Pedagógica (DAPE), Rivânia de Souza Silva, enfatizou que o trabalho será realizado continuamente para atender alunos e servidores.

“Hoje é um dia especial, um ideal que se tornou realidade a partir das páginas dessa cartilha sobre saúde mental. O objetivo dessa cartilha é conscientizar todos os servidores e gestores sobre a condição atual dos nossos estudantes no que tange a saúde mental, tema este tão importante que necessita ser trabalhado cotidianamente”, destacou a presidente do GTSM Ana Carolina Simões.

Confira mais fotos do evento na página Oficial do IFPB no Facebook.

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB