Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Reitor Nicácio Lopes entrega novas instalações no Núcleo Avançado de Lucena

Reitor Nicácio Lopes entrega novas instalações no Núcleo Avançado de Lucena

Solenidade nesta segunda-feira (02) foi prestigiada por estudantes, diretores sistêmicos e outras autoridades
por publicado: 04/12/2019 10h07 última modificação: 04/12/2019 10h06

O reitor Nicácio Lopes entregou nesta segunda-feira (02) o bloco acadêmico do Núcleo Avançado de Lucena do Campus Cabedelo Centro, localizado na comunidade rural da Guia. A solenidade marcou o início do cronograma de inaugurações de obras previstas para as próximas duas semanas em várias unidades do Instituto Federal da Paraíba, investimentos que somam cerca de R$60 milhões.

A obra do Núcleo Avançado de Lucena tem 222,42 m² de área construída e é composta Foto Lucena.jpgpor duas salas administrativas, duas salas de aula, espaço de vivência, copa, dispensa e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. O Núcleo de Lucena oferece os cursos de Guia de Turismo, Pesca e Transações Imobiliárias.

Em seu discurso Nicácio Lopes agradeceu a parceria da prefeitura de Lucena e enalteceu o comprometimento do Instituto Federal com a transformação de vidas das comunidades mais carentes. "Fizemos aqui uma intervenção para requalificar este equipamento, dotando-o de melhores condições. Esse espaço é muito importante como indutor de formação dos jovens dessa região”.

02.jpg

O reitor também falou sobre o estaleiro de Lucena para reparos navais que deverá ser instalado por uma empresa chinesa naquela localidade. “O IFPB vai aproveitar as potencialidades que virão com este empreendimento, vamos qualificar nossos jovens para suprir as necessidades de mão de obra que surgirão com o estaleiro” disse.

A solenidade contou com a presença de estudantes, Diretores Gerais de vários Campi, além da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta; Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo; Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Morais; Assessor Especial da Reitoria, Almiro de Sá Ferreira, além de Diretores Sistêmicos, representantes da colônia de pescadores e de outras autoridades do município e estado.

Bastante emocionada a Diretora do Campus Cabedelo Centro, Keitiana Souza, lembrou o início dos trabalhos naquela unidade, e fez uma metáfora ao dizer que “Esta obra não foi erguida apenas com tijolos e argamassa, mas edificada no idealismo e no sonho. Ter esse ambiente aqui reformado é muito importante, é uma conquista, é a culminância de um projeto que espero que cresça”.03.jpg

“Essa obra é muito importante, pra gente é muita alegria ser parceiro do IFPB. Vamos tentar conseguir um terreno para que o Instituto Federal faça sua sede própria e alavanque ainda mais o desenvolvimento dessa região” disse o Prefeito de Lucena, Marcelo Sales de Mendonça.

O Procurador Federal da Assembléia Legislativa do Estado, Giba Oliveira, disse que o IFPB deu um passo importante naquela região que é tão carente de educação. “Com a perspectiva da instalação do Estaleiro e o incremento da pesca que deve ocorrer, a entrega das novas instalações nessa unidade do IFPB é motivo de alegria. O futuro em Lucena está chegando com grandes perspectivas”.

Também discursaram os estudantes Eloiza Sales e Filipe do Carmo. "Além de haver uma valorização da comunidade, esse novo equipamento vai atrair mais alunos que virão em busca de formação, o que vai proporcionar melhora da condição de vida de muita gente" disse a estudante Iasmim Lorraine, do Curso de Serviços Jurídicos, do Campus Cabedelo.

Durante a solenidade houve apresentação de dança contemporânea pelo aluno Edson Monteiro, e do Grupo Boi da Amizade, do Projeto de Extensão Resilidade. Após a solenidade o reitor e comitiva percorreram as novas instalações do Núcleo Avançado de Lucena.

Confira o álbum de fotos no facebook oficial.

*Heranir Oliveira- da equipe da DGCOM do IFPB