Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Novos espaços do Campus JP são entregues à comunidade acadêmica

Novos espaços do Campus JP são entregues à comunidade acadêmica

Inauguração faz parte das 14 obras entregues pela reitoria em vários Campi do IFPB
por Patrícia Nogueira publicado: 12/12/2019 13h28 última modificação: 16/12/2019 09h01

A manhã desta quinta-feira (12) foi marcada pela entrega de novos ambientes administrativos e acadêmicos no Campus João Pessoa. A ação marca a conclusão do cronograma de entrega de 14 obras estruturantes entregues pelo Reitor Nicácio Lopes em vários campi do IFPB no ano de 2019. No Campus JP são 6 novos espaços.

“Vivemos um dia histórico. Estamos num espaço que existe há mais de meio século e hoje podemos entrega-lo àcomunidade renovado e modernizado. Uma obra que foi empreendida com muita coragem, ousadia e por meio de um investimento de mais de 10 milhões”, destacou o Reitor Nicácio Lopes.

inauguracao JP 09.jpegOs novos espaços no Campus João Pessoa irão beneficiar cerca de 6 mil estudantes, 633 servidores dentre docentes e técnico-administrativos e 150 servidores terceirizados.

“Estes espaços tem uma grande importância para nós estudantes. Estávamos precisando dessa nova estrutura e considero uma grande conquista conseguir inaugurar esses ambientes num período tão difícil do nosso país. Aqui nós temos uma estrutura que não se encontra em nenhuma universidade”, comemorou a estudante Nicole Almeida.

O Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos lembrou que sem a parceria de toda a equipe gestora do IFPB esse sonho não seria possível. Em seu discurso, Neilor agradeceu a todos que contribuíram desde que assumiu a gestão e ressaltou a ação conjunta com a reitoria. “Foram muitos desafios enfrentados e este ano, mais ainda. A união fez com que conseguíssemos transpor as barreiras impostas com muita luta, coragem, fé e esperança”, destacou Neilor.

O diretor lembrou também sobre a trajetória desde o início da criação do Campus João Pessoa, o mais antigo da inauguracao JP 07.jpeginstituição até os dias atuais, destacando o importante papel que vem exercendo na transformação social e desenvolvimento da região. “Estamos dispondo de ambientes com qualidade e conforto, oferecendo condições dignas para que nossos estudantes e professores exerçam a árdua tarefa de transformação social do ponto de vista humano”, concluiu.

inauguracao JP 13.jpegOs servidores Eva Creusa da Silva, Gil Luna Rodrigues, Antônio Alves Sobrinho, in memorian, foram homenageados dando seus nomes aos novos blocos acadêmicos.

Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, os novos espaços do Campus João Pessoa compreendem 6 obras, envolvendo reformas e construções de blocos acadêmicos, administrativos, restaurante estudantil e a nova subestação de energia elétrica. A reforma resultou em ambientes modernos, acessíveis e renovados para atender a discentes e servidores.

O Reitor Nicácio Lopes, em seu discurso, lembrou do empenho dos ex dirigentes que também tiveram contribuição nas inauguracao JP 05.jpegobras do Campus, a exemplo do ex-diretor Joabson Nogueira e do ex-reitor João Batista. “São pessoas que iniciaram esse processo e contribuíram para esse grande trabalho”. Nicácio agradeceu também a contribuição da ex-Diretora de Administração Cleidenédia Oliveira, atual Pró-reitora de Extensão. “Seu trabalho favoreceu a materialidade dessa obra”. Outros nomes também foram lembrados e reconhecidos pelo reitor e homenageados pela contribuição empreendida para a concretização das obras.

O Secretário de Agricultura Familiar da Paraíba, Luiz Couto, esteve presente na inauguração e destacou o papel que o IFPB vem desempenhando no ensino, na pesquisa e na extensão e falou da intenção de firmar um convênio para capacitar agricultores na área de agroecologia. “Estaremos sempre atentos ao IFPB e lutando para que ele continue sendo referência em nosso Estado”, destacou o secretário.

inauguracao JP 02.jpegO Campus João Pessoa, o mais antigo do IFPB, atua hoje na oferta de 16 cursos técnicos, 17 cursos superiores, 5 pós-graduações. Em sua estrutura estão 63 salas de aula, 121 laboratórios, uma biblioteca com 45 mil itens. O corpo docente é composto por 402 professores. O corpo discente é de 6 mil alunos e há 231 servidores técnico-administrativos e 150 terceirizados.

A mesa solene da inauguração foi composta pelo Reitor Nicácio Lopes, Diretor Geral do Campus JP, Neilor Cesar dos Santos, diretor de administração e planejamento Josué Santos, Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Diana Nobre e da estudante Nicole Almeida. Ao final da solenidade houve a visita e o descerramento da placa de inauguração dos novos espaços e por fim, foi servido um coffee-break.