Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Núcleo de Documentação e Pesquisa recebe doação

Núcleo de Documentação e Pesquisa recebe doação

O acervo doado pelo ex-diretor Itapuan Botto Targino contempla jornais, boletins de serviço, Manual do Aluno e outros documentos
por publicado: 19/11/2019 12h34 última modificação: 19/11/2019 18h29

O acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional do IFPB, coordenado pelo professor Luciano Candeia, recebeu uma doação de documentos históricos do ex-diretor da Instituição Itapuan Botto Targino.  A doação aconteceu na manhã dessa terça-feira (19).

O ex-diretor da antiga Escola Industrial da Paraíba e posteriormente Escola Técnica da Paraíba e hoje IFPB, foi recebido pelo reitor Nicácio Lopes; o coordenador do Núcleo de documentação, Luciano Candeia; o assessor Especial da Reitoria, Almiro Sá e o diretor de Obras, Vinicius Cabral.

Ao chegar ao Núcleo de Documentação, o professor Itapuan observou o mobiliário antigo e bem conservado e dirigiu-se ao mostruário de livros e documentos institucionais acompanhado pelo professor Luciano Candeia.  Depois de 19 anos de gestão institucional (1964-1983), são muitas as memórias despertadas por cada objeto.

O acervo doado pelo professor Itapuan é composto por Jornais institucionais, manuais do aluno, manual do servidor, livros sobre educação e boletins de serviço produzidos durante sua gestão. De acordo com Itapuan, em breve, 15 encadernações contendo jornais da época serão somadas ao acervo do Núcleo de Documentação do IFPB. As publicações são de diversas empresas jornalísticas: A União, O Norte, Correio da Paraíba e O Momento.

Para o professor Itapuan Botto, o Núcleo de documentação do IFPB é resultado do valiosíssimo trabalho do professor Luciano Candeia e sua equipe, com o devido apoio do reitor. "Hoje, me sinto emocionado cada vez que aqui entro, vejo que a instituição está bem gerida pelo Reitor Nicácio Lopes", afirma.

Ele lembra que ao assumir a direção do IFPB, o trabalho de conservação da memória não havia sido valorizado até então e por isso, muita coisa se perdeu. “Quando houve a transferência dessa escola para o prédio novo, muita coisa ficou pelo meio do caminho. Nessa época, a “escola” não tinha história, não havia o esforço de conferir a instituição o valor do seu passado, mas fiz o possível para preservar a memória e sobretudo, procurei não fazer o que os outros tinham feito anteriormente”, ressalta o ex-diretor.

Ao contemplar fotos antigas de ampliações da Escola Técnica, o reitor observou o simbolismo da confluência do passado com presente no sentido da expansão institucional e apresentando o diretor de Obras, Vinícius Cabral, ao professor Itapuan, anunciou que o IFPB irá realizar 18 inaugurações até o final do ano, com destaque para o Campus Santa Rita, o Campus Esperança, um bloco com 18 salas de aula em Cajazeiras, quadras de esportes em Princesa Isabel e Picuí, área de vivência em Guarabira, uma nova Unidade em Lucena e várias outras obras. O reitor ressalta que a Instituição está se corporificando. “Apesar das dificuldades estamos sinalizando para a nossa comunidade que ao longo da sua história o IFPB se fortalece. Essa é mais uma história de sucesso da nossa Instituição”, afirma o reitor.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB