Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Mesa redonda discute os avanços e desafios da pesquisa e inovação

Mesa redonda discute os avanços e desafios da pesquisa e inovação

O impacto da pesquisa e da inovação na sociedade foram destaques no debate
por publicado: 29/11/2019 12h27 última modificação: 29/11/2019 12h30
Foto: Thailina
Estagiária DGCOM

Foto: Thailina Estagiária DGCOM

Os resultados da inovação e das pesquisas realizadas atualmente estão a cada dia impactando a vida de milhares de pessoas. A mesa redonda realizada na manhã dessa sexta-feira (29), mediada pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Nascimento, com a presença dos pesquisadores Aguinaldo Freire, Damires Yluska e Francisco Fechine tratou de dos desafios da pesquisa e da inovação nos dias de hoje.

Diante do desenvolvimento tecnológico atual, o professor e pesquisador Aguinaldo Freire questiona o quanto a pesquisa e a inovação desenvolvidas pelos Institutos Federais podem impactar o desenvolvimento social? Essa é uma das grandes inquietações do novo cenário que surge na iminência da sociedade 5.0.

De acordo com Freire, é necessário criar um novo ecossistema que estimule a inovação dentro da sala de aula. Um dos grandes desafios para essa transformação começa na sala de aula, estimulando os alunos a desenvolverem pesquisas atendam as demandas da sociedade com impacto imediato. “Eu espero que o IFPB seja uma referência na aplicação de suas pesquisas e que seja reconhecido pela sociedade como um desenvolvedor de soluções”.

O professor Francisco Fechine entrou no debate apresentando vários exemplos de inovações tecnológicas aplicadas as realidades locais em diversos lugares do mundo. Desde a aplicação inteligente de defensivos agrícolas a apresentação de um site (worldometers) que traz diversos dados sobre entre outras coisas população mundial, governos, economia que se atualizam em tempo real. Isso mostra o quanto a tecnologia está aí para ajudar a levantar os dados e impulsionar novas pesquisas.

Para a professora Damires o IFPB vem apresentando resultados com a valorização da pesquisa e da inovação e produção de eventos internos e externos que dão visibilidade a Instituição. Um exemplo exitoso na pesquisa do IFPB foi a produção de um softwere que ajuda a diagnosticar um infarto em fases iniciais. O projeto é coordenado pelo professor Danilo Regis.

Diante desses resultados exitosos do IFPB, a professora Silvana, pró-reitora de pesquisa, declara que é essencial desenvolver e capacitar o capital intelectual do IFPB com o intuito de implantar políticas internas de apoio a pesquisa e a inovação. Para tanto, são necessários momentos como este promovido pelo SIMPIF com a participação da comunidade interna e externa.

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB