Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Apresentações de trabalhos iniciam atividades do 3º SIMPIF

Apresentações de trabalhos iniciam atividades do 3º SIMPIF

Mais de 300 resultados de pesquisas de Iniciação Científica e Pós-Graduação serão apresentados durante o evento
por publicado: 28/11/2019 09h23 última modificação: 28/11/2019 11h03

Diante de um mercado de trabalho bastante competitivo, manter um quadro de empregados motivados e produtivos é um grande desafio para as organizações. É justamente para explicar alguns fatores que remetem à rotatividade de funcionários nas empresas, que a aluna Lívia Rodrigues, do curso de Administração do Campus João Pessoa, desenvolveu uma pesquisa em uma escola da cidade de Condado (PE).

A pesquisa de Lívia é uma das 251 que serão apresentadas durante a exposição de Iniciação Científica no 3º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF). “É uma oportunidade de apresentar resultados que podem contribuir com a melhoria da sociedade. No artigo, pudemos perceber alguns fatores que influenciam nessa rotatividade de funcionários nas empresas, como a falta de estruturação nos planos de carreira, a baixa remuneração e a condições precárias nos ambientes de trabalho”, explicou a estudante.

Além das apresentações de Iniciação Científica, o SIMPIF vai reunir mais 71 trabalhos de Pós-Graduação, como o produzido por Rucélia Marques, Johne Paulino e Jonas Marques, intitulado “Bela, recatada e do lar: a representação feminina sob o viés dos estudos de gênero”. Segundo a diretora de Pós-Graduação, Deyse Correia, a exposição reúne não só pesquisas de alunos do IFPB, mas também de servidores que participaram de programas de Pós-Graduação fora da instituição. “Muitas temáticas envolvem situações do próprio instituto e dos programas que os alunos e servidores participaram. Os melhores trabalhos irão compor uma edição especial da Revista Principia, como premiação”, complementou Deyse.

As apresentações envolvem diversas áreas temáticas como Educação/ Ensino, Tecnologia da Informação, Engenharias e Meio Ambiente. O 3º SIMPIF segue até esta sexta-feira (29), no Campus João Pessoa.

Texto: Verônica Rufino/ Fotos: Thailiná Ferreira