Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Grupo Cactus realiza Exposição Memórias de Onde Moro

Grupo Cactus realiza Exposição Memórias de Onde Moro

Mostra será aberta na próxima semana no Campus Princesa Isabel e vai premiar os melhores trabalhos da temporada
por publicado: 17/10/2019 10h38 última modificação: 18/10/2019 09h55

Será aberta na próxima terça-feira, dia 22, no Campus Princesa Isabel, a I Exposição Memórias de Onde Moro. A iniciativa visa conscientizar os visitantes de que o lugar onde habitamos é um grande laboratório de pesquisa. A mostra é promovida pelos estudantes e professores integrantes do Grupo de Extensão Cactus.

Tal exposição é fruto de uma simples ideia lançada no final do ano passado durante as reuniões de planejamento do Grupo Cactus, prevendo um olhar sobre a história política, social e cultural da cidade de Princesa Isabel. A partir desse viésos professores Rinaldo Rodopiano, Thais de Freitas e Chyara Advíncula transformaram a sugestão numa proposta desafiadora para os estudantes do Curso Técnico de Edificações e Controle Ambiental (Integrado e Subsequente).

A ideia inicial do trabalho apontava para a promoção e o desenvolvimento de um conjunto de ações, de caráter interdisciplinar e de valorização do patrimônio histórico de Princesa Isabel. Em outras palavras, o que se previa como desafio era a produção de desenhos e confecção de miniaturas de fachadas de edificações do Centro Histórico da Cidade em 3D.

Os estudantes amaram a proposta que, daí em diante, só prosperou. A proposta alcançou o status de projeto de extensão, que por sinal, um dos mais criativos da história recente do Instituto Federal da Paraíba. Aprovado em edital do Probexc nº 002/2019, o Projeto, agora, mostra seu potencial por meio dessa esplendorosa mostra cultural que permanecerá aberta, sem data de vencimento, à visitação pública na biblioteca do Campus Princesa Isabel.

Os professores e os estudantes comemoram os resultados do Projeto. “Superou as nossas expectativas”, garante o curador da mostra professor Rinaldo Rodopiano ao acrescentar que os envolvidos na proposta foram capacitados na elaboração de resumos históricos das edificações construídas na cidade de Princesa Isabel na década de 20;Instruídos sobre relações humanas, mostrando como o pesquisador deve se comportar diante dos moradores donos dos imóveis; e treinados sobre como proceder no levantamento iconográfico das edificações selecionadas no recorte da pesquisa.

Segundo informou o curador os estudantes também foram treinados na área de artes visuais, incluindo a realização de exercícios para melhoria de traços, texturas e sombreamento; a leitura focada em conteúdos que ensinam como utilizar as técnicas de reprodução, ampliação e redução de imagens; e a prática de pintura para fachadas impressas em 3D.

“Eles praticaram ainda o uso das ferramentas de modelagem 3D para obtenção de peças geométricas tridimensionais; conheceram as novas técnicas de importação e escalonamento de foto de fachada para o Revit, além de modelagem de fachadas, utilizando as ferramentas tridimensionais do Revit”, completou o professor Rodopiano.

Em tom de agradecimento, ele ressalta: “não podemos esquecer que muita gente colaborou para o sucesso do Projeto, a exemplo dos monitores Rafael Zeferino dos Santos; Pâmela de Jesus Grangeiro Araújo Diniz; Marbson Goulart Antas e Sabrina Ferreira Alves”.

A I Exposição Memórias de Onde Moro não é para inglês ver. Mas, para a sociedade local conhecer o que se produz dentro dos muros do IFPB. Para isso, a comunidade externa está sendo convidada para conhecer de perto essa mostra da produção acadêmica do Campus Princesa Isabel, na próxima terça-feira, dia 22, quando será aberta oficialmente a mostra e reconhecidos os melhores trabalhos.

Por esse motivo será formada uma banca avaliadora composta por três jurados: um arquiteto, um historiador e um morador da cidade de Princesa Isabel. A equipe que conquistar o 1° lugar receberá um troféu e cada participante da equipe ganhará um kit contendo: um fone de ouvido bluetooth, um conjunto de canetas nanquim, um pen drive de 32 GB e lápis especial de desenho. As equipes que ocuparem o 2°e 3° lugares receberão troféus personalizados. Todos os participantes receberão certificados de expositores da I Exposição memórias de onde moro. Todas as obras serão doadas à biblioteca do Campus e permanecerão expostas sem data de vencimento.

Serão expostos sete trabalhos, sendo que serão julgados apenas seis, os produzidos pelos alunos, pois um, o Açougue Público 1933, foi elaborado pelos professores para servir de modelo e como parte da metodologia motivacional. Confira os grupos participantes e seus respectivos trabalhos:

1- Jovens Historiadores

Fachada sorteada: Palacete do Coronel Pereira

Titular: Giovanna Silva de Paulo

2º membro: Maria Aline da Silva Souza

3º membro: Gaudianny de Sousa F. Rabêlo

4º membro: MarciellyAraujo dos Santos
2 - Face Model

Fachada sorteada: Antiga fábrica (atual Espaço Nordeste)

Titular:  João Lopes de Lima

3º membro: Clébson Paulino de Siqueira Simões

4º membro: Noel da Silva Araújo

6 - Strong Teens

Fachada sorteada:Casario onde funciona a pizzaria Porão

Titular: Pedro Henrique Barbosa Diniz

2º membro: Letícia dos Santos Silva

3º membro: Elisama Florentino de Lima

4º membro: Gabriella Yohanna Lins

Confira mais fotos no nosso Facebook.

Filipe Donner – Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB