Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > IFPB recebe recursos do MEC que haviam sido bloqueados

Destaque

IFPB recebe recursos do MEC que haviam sido bloqueados

Reitor Nicácio Lopes registra condições de funcionamento de atividades institucionais
por publicado: 01/10/2019 10h42 última modificação: 01/10/2019 10h44

“Temos agora a garantia de que o IFPB tem recursos orçamentários assegurados para a sua autossustentabilidade até o final do exercício financeiro”. As palavras do reitor Nicácio Lopes traduzem um clima de maior segurança, após o anúncio por parte do Ministério da Educação (MEC), do desbloqueio de parte do orçamento.

As universidades e os Institutos Federais estavam com as contas em alerta desde o contingenciamento de maio, quando houve o bloqueio de cerca de 40% do orçamento. Desde então foram realizadas mobilizações em todo o país para reverter o cenário. Nesta segunda-feira (30) o MEC anunciou o desbloqueio.

O principal contingenciamento havia sido feito no item custeio, que diz respeito ao pagamento de despesas como água, internet, luz e terceirizados. “Nós recebemos agora o descontingenciamento de 30% do orçamento, que totaliza cerca de 10 milhões de reais que já foi consignado no SIAF, Sistema de Administração Financeira” explicou o reitor Nicácio.

“Desde o início recomendamos aos agentes públicos uma atuação marcada pela austeridade, economia e comedimento. Orientei minha equipe a não interromper as atividades de ensino, pesquisa e inovação no IFPB, mas continuar com uma perspectiva de economia preservando a qualidade dos nossos serviços educacionais” finalizou o reitor.

DGCOM do IFPB