Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > IFPB participa de seminário de avaliação na Capes

Noticia

IFPB participa de seminário de avaliação na Capes

Evento da Capes visa à melhoria dos instrumentos de avaliação
por publicado: 09/09/2019 09h52 última modificação: 09/09/2019 09h56

Com o objetivo de discutir as melhorias dos instrumentos de avaliação, a coordenação do curso de mestrado Profissional em Tecnologia da Informação, oferecido pelo IFPB, participou do seminário de Meio-Termo promovido pela Capes, nos dias 26 e 27 de agosto, em Brasília - DF.

O fórum reuniu coordenadores de mestrados e doutorados da área de Ciência da Computação de diversas instituições oferecendo um relatório de cada programa a partir de dados coletados em 2017 e 2018, ajustando-os para os anos de 2019 e 2020. “Algo perceptível nesse quadriênio atual é que os instrumentos estão valorizando alguns aspectos qualitativos, como a própria autoavaliação, bem como a regionalidade e o impacto que as dissertações de mestrado e teses de doutorado têm na sociedade e na ciência”, disse o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PPGTI) do IFPB, Francisco Petrônio Alencar de Medeiros.

A Capes avalia os cursos a cada quatro anos, emitindo nota de 3 a 7. Os cursos com nota abaixo de 3 podem ser descredenciados. Os instrumentos de avaliação passam por adequações a cada quatro anos. De acordo com o professor Francisco Petrônio, são avaliadas a produtividade do corpo docente em periódicos nacionais e internacionais; produção técnica, como patentes e registros de software; redes de cooperação nacional e internacional; internacionalização, especialmente em programas notas 5, 6 e 7; aspectos relacionados à autoavaliação; e casos de sucesso e impacto na sociedade naquele quadriênio. 

De acordo com a Capes, o conteúdo proposto por cada área será avaliado pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior, que definirá as 49 fichas para a Avaliação Quadrienal em 2021. O Professor Petrônio acredita que a adequação que esses instrumentos passam a cada quatro anos, proporcionará uma melhor avaliação à medida que estão sendo construídas em conjunto com os coordenadores. O Seminário de Meio-Termo acontece entre os meses de Agosto e Outubro.

O Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do IFPB foi credenciado em 2018, sendo o único aprovado no Brasil na área de Ciências da Computação naquele ano. A sua avaliação deverá ocorrer em 2021. “O PPGTI do IFPB poderá almejar a abertura do doutorado tão logo obtenha uma nota 4 em uma avaliação quadrienal, tarefa muito árdua, mas que com o apoio institucional, sabemos ser possível no futuro. A prioridade nesse quadriênio é se consolidar, atendendo a enorme demanda que existe na sociedade por um programa como o que oferecemos, além de trabalharmos cada vez mais alinhados ao setor produtivo e ao Polo de Inovação do IFPB”, finalizou o coordenador Francisco Petrônio.