Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Em cartaz no Campus João Pessoa: Crônicas de um verão

Noticia

Em cartaz no Campus João Pessoa: Crônicas de um verão

O filme de Jean Rouch e Edgar Morin abre debate das atividades, neste segundo semestre, do ciclo cinematográfico sobre o cinema francófono
por publicado: 29/07/2019 18h50 última modificação: 30/07/2019 12h04

Em sua quarta sessão, gratuita e aberta ao público, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais”, apresenta o filme “Crônica de um verão” (Chronique d'un été / França, 1961) dirigido pelo cineasta e etnólogo Jean Rouch e pelo sociólogo Edgar Morin. A exibição acontece no dia 1 de agosto (quinta-feira) às 18h, no Pátio do IFPB Jaguaribe. A sessão será seguida de debate com Isabella Valle (fotógrafa, comunicóloga, produtora cultural, pesquisadora e professora do Dept. de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPB) e mediação de Rossana Lima (Professora de francês da UEPB e presidente da APFPB).

No verão parisiense de 1960, o cineasta e etnólogo Jean Rouch e o sociólogo Edgar Morin interrogaram transeuntes, estudantes, operários e alguns casais sobre as motivações de suas vidas, registrando dúvidas, emoções e opiniões sobre política e racismo. Edgar Morin cunhou o termo "Cinema Verdade" pouco antes da produção deste filme.

Iniciado no dia 02 de maio e tendo como foco temático o cinquentenário do Maio de 68, o projeto, que realizou três sessões no primeiro semestre, vem propiciando riquíssimas discussões a partir dos debates após as exibições dos filmes onde contribuíram cineastas, professores e pesquisadores. No segundo semestre, paralelo ao ciclo de filmes no IFPB, ocorrerá no CCHLA/UFPB a retomada do grupo de leituras que municiou na edição passada a recepção dos filmes com discussões teóricas e metodológicas.

 O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, IFPB Jaguaribe, Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.

A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e grupo de leitura) para membros internos e externos à UFPB e IFPB serão feitas via lista de presença, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência. 

SERVIÇO

Crônica de um verão (Chronique d'un été / França, 1961) de Jean Rouch e Edgar Morin.

Quando: Quinta-feira, 1º de agosto, às 18h;  

Onde: Pátio do IFPB Jaguaribe (Avenida 1º de Maio - Jaguaribe)

Informações: projetocinemafrancofono@gmail.com  

Entrada franca 

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO 

Quinta-feira, 1º de agosto, 18h 

 Título: Chronique d'un été / Crônica de um verão

 França, 1961, 90', pb, 35mm

Direção: Jean Rouch e Edgar Morin

Sinopse: No verão parisiense de 1960, o cineasta e etnólogo Jean Rouch e o sociólogo Edgar Morin interrogam transeuntes, estudantes, operários e alguns casais sobre as motivações de suas vidas, registrando dúvidas, emoções e opiniões sobre política e racismo. Edgar Morin cunhou o termo "Cinema Verdade" pouco antes da produção deste filme. 

fotodebatedoraIsabella.jpgDebatedora: Isabella Valle é fotógrafa, comunicóloga, produtora cultural, pesquisadora e professora doutora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ministra disciplinas no campo da fotografia cinematográfica, fotografia still, iluminação, entre outros, nos cursos de Cinema e Audiovisual e Rádio, Tv e Internet. Em 2012 defendeu seu mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com dissertação sobre fotografia e novas tecnologias, orientada pelo Prof. Dr. Arlindo Machado. Em 2017, concluiu sua tese de doutorado em Comunicação na UFPE a respeito das mulheres fotógrafas do Recife, orientada pela Prof. Dra. Nina Velasco. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo também pela UFPE. Estudou cinema na Facultad de Comunicación Audiovisual na Universidad de Sevilla (Espanha), em 2006-2007, e é colaboradora do Laboratoire Arts des Images et Art Contemporain na Université Paris 8 (França), onde foi pesquisadora convidada em 2015-2016 e participa da cooperativa de pesquisa R.E.T.I.N.A. (Pesquisas Estéticas e Teóricas sobre as Imagens Novas e Antigas), coordenado por François Soulages. Atuou como repórter fotográfica do Jornal do Commercio (JC) entre 2008 e 2009 e é fotógrafa independente. A pesquisadora também ministra cursos livres sobre imagem. É fundadora do coletivo 7Fotografia (www.7fotografia.com.br).                                     

Mediadora: Rossana Lima é professora de francês na UEPB e presidente da Associação de Professores de Francês da Paraíba  (APFPB).